Padrão TISS – Fevereiro/2019

A versão 4.2.0 do Validador TISS agora oferece suporte às novas versões publicadas em 28 de Fevereiro de 2019 pela ANS: 3.04.00 e 1.00.00.

Novo modelo de versionamento

Ao invés de único, o componente de comunicação agora trata separadamente os tipos de mensagens em dois pacotes/blocos independentes: versão 3.04.00 para troca de mensagens entre prestador e operadora e versão 1.00.00 para troca de mensagens entre operadora e ANS. O Validador TISS já está preparado para validar essas duas novas versões do TISS 🙂 

Motivos da atualização do padrão TISS

Houveram atualizações dos componentes Organizacional, de Comunicação, de Conteúdo e Estrutura e de Representações de Conceitos em Saúde. Dentre elas, vale destacar as alterações nos processos de elegibilidade, autorização e cobrança referentes à padronização da biometria digital e à introdução do código de validação de presença do beneficiário e a nova forma de identificação unívoca dos procedimentos e itens assistenciais cobrados pelos prestadores. 

Termos incluídos e inativados (TUSS)

  • 3.066 termos na terminologia de medicamentos
  • 472.553 termos na terminologia de materiais e OPME
  • 475.619 termos na tabela de forma de envio de dados para a ANS
  • Diversos outros termos em outras tabelas.
  • Mais de 10 mil termos já tem data de fim de vigência definidos para Maio desse ano, não podendo mais ser utilizados.

O Validador TISS já verifica todos os códigos de procedimentos e itens assistenciais e verifica se são válidos e em vigência na data de execução, de acordo com as tabelas mais atuais de terminologias do padrão TISS.

Atualize hoje mesmo e aproveite todos os novos recursos do novo Validador.

Boas validações!
Equipe Validador TISS

Deixe um comentário