ANS regulamenta o atendimento à distância devido a pandemia do Coronavírus

Para atender à necessidade de viabilizar e monitorar a realização de atendimentos à distância no setor de saúde suplementar, diante das medidas emergenciais adotadas em decorrência da pandemia de Coronavírus no país, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) promoveu algumas mudanças nos componentes do Padrão de Troca de Informações da Saúde Suplementar (Padrão TISS).

Detalhes do Padrão TISS – Abril/2020

A nova versão do padrão TISS foi publicada em 03 de Abril de 2020 e, devido a excepcionalidade da situação de pandemia que enfrentamos, entrou em vigência de forma imediata. Para atender à necessidade de viabilizar e monitorar a realização de atendimentos à distância no setor de saúde suplementar, foram tomadas as seguintes medidas:

Inclusões:

  • Inclusão do termo “Telessaúde” na Terminologia de Tipo de Atendimento da TUSS (tabela 50).
  • No componente Organizacional foi incluído no item Numeração do sequencial de referência do procedimento ou item assistencial.

Alterações:

  • Alteração da descrição do procedimento 40314618 – Coronavírus Covid-19, pesquisa por método molecular, na terminologia de Procedimentos e Eventos de Saúde para: 40314618 – SARS-CoV-2 (CORONAVÍRUS COVID-19) – PESQUISA POR RT – PCR.
  • Atualização para as versões 3.05.00 e 1.01.00 no componente de Comunicação para refletir a inclusão do novo termo.

A versão 4.6 do Validador TISS já oferece suporte a todas as alterações da versão de Abril/2020 do padrão TISS, inclusive das novas versões 3.05.00 e 1.01.00 do componente de Comunicação. Atualize hoje mesmo e aproveite todos os novos recursos do novo Validador.

Boas validações!
Equipe Validador TISS