Com a competitividade do mercado, aplicar estratégias a fim de manter e aumentar o faturamento da clínica médica faz-se necessário. Assim, você consolida o negócio e pode crescer a médio e longo prazo.
Portanto, conte com uma gestão financeira que aplique ações efetivas e gere maior precisão nas contas, possibilitando a diminuição de riscos no setor financeiro. Confira algumas dicas para aumentar o capital da sua clínica médica e potencializar o faturamento.
1 – Crie um plano financeiro
Primeiro, elabore o planejamento financeiro. Essa etapa é fundamental para identificar os pontos vitais do seu negócio. A partir disso, estabeleça os objetivos. Para alcançar as principais metas, é preciso contar com a colaboração dos funcionários durante os processos. Então, estruture um plano de contas, envolvendo toda a equipe.
Outra dica: comece a cortar os gastos desnecessários e insira no seu orçamento apenas os itens que trarão um retorno positivo.
2 – Redução de custos
Um dos principais itens que influenciam no aumento do faturamento das clínicas médicas é a implantação de uma política de redução de custos.
Desse modo, faça uma análise completa do faturamento e avalie se o percentual de lucro foi igual ou maior ao previsto no plano financeiro. Outro ponto essencial: realize o estudo dos gastos separadamente. Assim, você consegue determinar quais os principais investimentos para continuar com o funcionamento do consultório e quais não geram impactos significativos.
3 – Evite ao máximo as glosas
Quando as glosas ocorrem em demasia, isso pode gerar grandes furos no orçamento. Dessa maneira, impactando diretamente no faturamento geral da clínica.
Entretanto, as glosas podem ser evitadas com algumas práticas simples. Escrevemos um artigo completo sobre esse assunto, acesse: Como evitar as glosas médicas e hospitalares?
4 – Investir em marketing pode aumentar seu faturamento
O marketing permite a divulgação da clínica médica de maneira estratégica, conforme sua persona (personagem fictício ideal). Por exemplo: se o foco é atender “mamães”, o setor de marketing fará o planejamento em torno desse perfil de paciente.
Logicamente, é importante realizar as ações dentro de limites éticos. Ou seja, destaque-se no mercado com embasamento e conforme os princípios e valores da clínica. Lembrando que, o ramo da saúde tem critérios determinados, portanto, deve-se focar na orientação educativa.
A equipe de marketing pode ajudar seu estabelecimento de saúde a mostrar os diferenciais e pontos fortes, assim como tornar a marca mais conhecida. Mostre excelência nas campanhas e comunicação, ganhando a credibilidade dos pacientes e a indicação dos seus serviços.
5 – Sistemas automatizados para trazer agilidade e eficiência à clínica
Para diminuir erros com tarefas repetitivas e outras falhas, tenha softwares que auxiliem na gestão médica. As soluções tecnológicas trazem rapidez aos processos, inovação no atendimento e facilitam a rotina de trabalho, possibilitando resultados positivos ao faturamento.
O sistema de gestão permite o desenvolvimento de tarefas na nuvem. Então, use o armazenamento cloud para guardar com segurança as atividades médicas, administrativas, financeiras, etc.
Além da segurança dos dados, os usuários com permissão conseguem acessar as informações de qualquer lugar do mundo, em qualquer horário. Por exemplo: se você precisa consultar dados sobre o paciente urgentemente, acesse com facilidade por meio do sistema em nuvem.
Dúvidas ou sugestões? Envie uma mensagem pra gente no fórum. 🙂