Os efeitos da pandemia de COVID-19 na gestão médica e hospitalar

A pandemia de COVID-19 causou impactos na gestão médica da sua clínica? Em grande parte das instituições de saúde, a pandemia trouxe várias mudanças nos processos.

O cenário atual ainda causa angústia em muitas pessoas, reflexo dos resultados da contaminação em massa. Nesse contexto, as clínicas médicas, consultórios e hospitais têm um papel essencial no atendimento direcionado para esclarecer as dúvidas. Além disso, devem direcionar os pacientes para ações adequadas.

Entretanto, com a obrigatoriedade de distanciamento social devido ao coronavírus, muitas instituições estão fechando as portas por conta do baixo faturamento ou alterando o modelo de atendimento. Paralelo a isso, diversos gestores buscam melhorar o atendimento e assegurar a saúde financeira do estabelecimento.

A seguir, saiba quais os efeitos da pandemia na gestão médica, e como manter o controle da instituição, mesmo neste momento pandêmico.

Desafios da gestão médica e hospitalar neste momento de pandemia

No caso das áreas médicas que tratam pacientes com coronavírus, o atendimento médico demanda que os profissionais de saúde fiquem próximos aos pacientes, mas isso pode colocar em risco a saúde desses trabalhadores. Então, o desafio é tratar os pacientes e, ao mesmo tempo, manter a saúde dos profissionais intacta. Manter esse controle, também evita que o vírus se espalhe ainda mais.

Outra dificuldade é daquelas clínicas médicas que tratam outros problemas de saúde e estão com dificuldade para garantir um bom fluxo de caixa, pois muitas pessoas com medo da contaminação deixam de frequentar os estabelecimentos e buscar os tratamentos.

Como contornar os efeitos da pandemia?

Com o objetivo de prevenir a queda de faturamento, instituições de saúde vêm implementando algumas modificações no modelo de gestão médica, tais como: alteração na forma de atendimento, passando a ser online em alguns casos; modificações no planejamento financeiro; entre outros.

Estagnar, nesse momento, não é uma boa alternativa para o financeiro da clínica. Veja algumas soluções para fugir dos efeitos do COVID-19:

Telemedicina

Disponibilizar o atendimento por meio das mídias digitais é uma excelente estratégia durante a quarentena, e dependendo dos resultados, é interessante permanecer com essa opção de suporte.

Mediante sistemas especializados na área de telemedicina, realize o atendimento de forma segura e mantenha os dados protegidos. A tecnologia ajuda os profissionais de saúde com o fácil acesso às informações sobre os pacientes e processos corporativos. Além disso, as consultas remotas têm um custo operacional menor do que uma consulta presencial.

Planejamento financeiro adaptado

Acompanhe a saúde financeira do negócio… Aliás, uma dúvida: a clínica em que você atua tem uma reserva de emergência para os momentos críticos? Você sabe qual o valor necessário para sustentar os custos mensais durante o momento pandêmico?

Nesse sentido, leve em consideração as contas fixas, como: aluguel, salários, etc. E também considere a redução de custos com as contas de água e luz, entre outros. Em seguida, calcule o tempo médio dos atendimentos virtuais e estime o valor que será cobrado por consulta. Desse modo, você consegue estabelecer uma média para o faturamento dos próximos meses.

Prevenir custos desnecessários é outra boa prática para uma gestão médica eficiente. Por isso, corte custos com impressões de documentos e utilize recursos eletrônicos.

Outro vilão do faturamento são as glosas, pois afetam diretamente uma das principais fontes de renda das clínicas médicas. Sendo assim, utilize o Validador TISS para validar suas Guias TISS e diminuir as glosas.

Dúvidas ou sugestões? Envie-nos um recado. 🙂