O faturamento de planos de saúde é um assunto bastante relevante para os estabelecimentos de saúde, como clínicas médicas, consultórios, laboratórios, hospitais, etc. Isso porque o tema está diretamente ligado à saúde financeira do negócio.
Estabelecer o vínculo da clínica com os planos de saúde traz diversas vantagens, mas isso deve ser feito mantendo a organização. Além disso, avalie se a receita permanecerá conforme o planejamento, a fim de evitar a queda nos lucros.
Processo de faturamento de planos de saúde
Com o objetivo de impedir falhas durante o processo de faturamento de operadoras, entenda quais as metodologias dos convênios e como cada uma afeta o seu negócio.
Certamente, essa não é uma tarefa fácil, portanto, conte com profissionais capacitados para que atuem nessa atividade. Além do mais, busque os materiais de apoio dos planos de saúde para deixar à disposição da sua equipe.
Aliás, podem existir expressões e questões específicas de algumas áreas que não fazem parte do universo dos seus funcionários. Então, invista em treinamentos, a fim de manter um fluxo de trabalho eficiente.
Como evitar erros e manter a organização no faturamento?
1 – Controle as informações diariamente
Administração e organização, princípios muito relevantes para minimizar custos ligados a erros no faturamento. Por isso, os responsáveis pelos processos devem ter o controle das informações. Assim, encontram os dados de forma fácil e rápida.
Ao manter o controle de dados, a possibilidade que seu time tem de perder tempo com retrabalho é reduzida. Sem falar que, há menores chances de erros que acarretem em guias glosas.
2 – Livre-se das glosas
A desorganização, geralmente, é uma das principais causas de glosas. Qualquer divergência encontrada na guia pode ser um motivo para negação de pagamento, e a consequência é o retrabalho e atraso de recebimento.
Refazer processos é sinônimo de prejuízo. Então, a fim de reduzir as glosas, tenha uma equipe financeira especializada em planos de saúde.
Outra forma de prevenir as glosas é por meio do preenchimento correto e detalhado, conforme as documentações de cada convênio. Os dados solicitados na guia precisam do preenchimento preciso e transparente. Assim, a clínica reduz os casos de glosas e aumenta o controle de pagamentos.
Aaah! E se o intuito é evitar as glosas, não esqueça de utilizar o Validador TISS para validar os arquivos XML. Saiba mais!
3 – Tenha um sistema de gestão
Por meio de um software de gestão, automatize as atividades e diminua a quantidade de falhas. Além disso, tenha processos mais seguros e organizados para o faturamento de planos de saúde.
Vale lembrar que, o gestor terá acesso às informações com rapidez, as análises tornam-se mais assertivas e a plataforma auxilia nas avaliações de redução de custos e nas estratégias de crescimento.
Enfim, se o estabelecimento em que você trabalha opta por trabalhar com o faturamento de planos de saúde, entenda o funcionamento dos processos de todas as operadoras, capacite a equipe e busque a melhoria contínua dos procedimentos financeiros.
Você tem dúvidas ou quer compartilhar sugestões? Envie seu recado pra gente no fórum. 😉