O sistema Validador TISS libera a licença para as instituições de saúde, conforme o número de prestadores autorizados (contratados). Ou seja, o estabelecimento que contrata o software para validar as guias, consegue gerenciar os prestadores do seu negócio que ficarão autorizados na plataforma.
Portanto, independente do plano do Validador TISS que a instituição utiliza, haverá esse conceito de licença por número de prestadores. Para consultar essas informações de autorização dentro da plataforma, acesse o menu superior e clique em “Licenciamento”, depois em “Ver Licença”.
Em seguida, o software abrirá uma tela com diversos dados. Então, a fim de verificar a quantidade de prestadores autorizados, observe a linha “Produto”.
Gerenciando prestadores autorizados no Validador TISS
Se o objetivo é registrar aqueles profissionais da instituição de saúde cujas guias poderão ser validadas, acesse no menu a opção “Licenciamento” e depois clique em “Prestadores Autorizados”. Feito isso, o sistema apresentará uma tela de registro. Portanto, nessa etapa, realize o cadastramento dos profissionais, incluindo CPF ou CNPJ do prestador, CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) e Nome do Profissional.
Todo esse registro de informações pode ser feito por meio do botão “Novo”, na barra inferior da tela. Aaah! Detalhe importante: nessa tela de cadastro, existe a possibilidade de adicionar os “Credenciamentos” do prestador. Nesse sentido, informe o “Registro ANS” e o “Código na Operadora”. Logo após realizar todos os registros, clique no botão “Salvar”, também disposto na barra inferior da tela.
Confira a tela de autorizações, na imagem abaixo:
Validando as guias
Assim que o cadastro dos prestadores for realizado na plataforma, já há a possibilidade de realizar a validação dos documentos.
Caso a validação esteja sendo feita na versão desktop do sistema, basta arrastar os XML TISS para a tela inicial da plataforma. Outra opção, é clicar em “Abrir” no menu superior e subir as guias. Posteriormente, o software aponta se todas as informações estão corretas ou se há alguma divergência nos documentos TISS.
Obs: o Validador TISS também faz o registro automático de prestador, assim que você subir uma guia no sistema a fim de validá-la. Sendo assim, o prestador citado na guia, automaticamente, fica cadastrado na plataforma. Mas, recomendamos fazer todo o cadastro citado neste artigo, pois assim não há o risco de subir guias com profissionais de saúde não autorizados por seu estabelecimento, no software. Além disso, a equipe evita o aviso de erros pela falta de registro de “Credenciados” do prestador.
Veja este outro ponto de atenção! Imagine que a sua empresa tenha contratado a licença para 3 prestadores, mas alguém da equipe está tentando validar os documentos de um 4ª prestador. Quando isso acontecer, o sistema fornecerá um aviso sobre o prestador não autorizado.
Portanto, nesse caso, ficará bloqueada a validação de documentos desse profissional não autorizado. Mas, certamente, a qualquer momento, é possível aumentar a quantidade de prestadores dentro do seu plano. Basta entrar em contato com a nossa equipe pelo site, fórum ou e-mail.
Acesse os planos do Validador TISS e conheça todas as possibilidades de cada um deles. Atualmente, o sistema disponibiliza a versão grátis, básica, avançada e operadora.
Confira todo esse passo a passo de cadastramento de prestadores no vídeo abaixo:
Ficou com alguma dúvida? Não deixe de enviar seu recado no fórum.