As ferramentas de gestão ajudam as operadoras de várias formas, tanto com a organização e planejamento de atividades quanto com o gerenciamento de recursos. Desse modo, fica mais fácil superar os desafios do mercado e alcançar os resultados esperados.
As operadoras têm diversos desafios no dia a dia, por exemplo: altos custos hospitalares, grande concorrência, fraudes, entre outros. Nesse sentido, buscar soluções tecnológicas e métodos de gestão faz-se necessário para manter o negócio competitivo e lucrativo.
Confira a seguir, algumas ferramentas que podem auxiliar os convênios com os objetivos planejados.
TOP 6 ferramentas de gestão para operadoras
1 – Armazenamento na nuvem
Essa tecnologia ajuda as operadoras não só com o armazenamento do grande volume de informações, mas com a segurança e gestão dos dados. A nuvem é um ambiente digital externo que permite o fácil acesso às informações da companhia.
Outro ponto interessante dessa solução é que viabiliza a permissão de acesso aos colaboradores, parceiros e terceiros por níveis. Portanto, os dados de pacientes podem ser acessados com agilidade, sem burocracias e seguindo a compliance da empresa.
2 – Business Intelligence (BI)
Mantenha os dados sobre os estabelecimentos associados e pacientes atualizados com ajuda do BI, assim, sua equipe consegue elaborar rapidamente análises e relatórios completos. Essa tecnologia possibilita a coleta, análise e monitoramento de dados que fornecem suporte à gestão do negócio.
As análises de informações possibilitam que o estabelecimento entenda quais os perfis de risco, a fim de desenvolver estratégias adequadas para evitar gastos e problemas.
3 – Inteligência Artificial (IA)
Essa é uma das ferramentas tecnológicas que tem enorme potencial para fazer a diferença na gestão das operadoras. A IA auxilia, por exemplo, na modelagem preditiva, que é uma maneira de usar os acontecimentos do passado para projetar o futuro do negócio.
Ou seja, são feitos cálculos precisos das probabilidades dos cenários, com base no processamento de grandes volumes de dados. Para isso, as empresas contam com ajuda da Inteligência Artificial e Machine Learning.
Em seguida, identifica-se padrões em conjuntos de dados, transformando isso em algo compreensível. Além disso, os gestores podem usar as informações a fim de direcionar ações estratégicas e solucionar ou prevenir potenciais problemas.
4 – Central Clínica
Além dos canais comuns de comunicação, como e-mail e telefone, as operadoras podem trabalhar com outros meios que possibilitem aos usuários um suporte 24h para tirar dúvidas de saúde.
Uma Central Clínica pode ajudar com esse atendimento robusto, acessado por meio de um app ou portal. Assim, profissionais da saúde podem ajudar os usuários que precisam de orientações com urgência. Isso viabiliza que os recursos em saúde sejam usados de modo mais adequado e eficaz.
5 – Telemedicina com sistemas seguros e eficientes
O atendimento médico online auxilia, principalmente, aquelas pessoas em regiões afastadas dos centros urbanos. Basta que o beneficiário tenha internet e um aparelho para consultar com o médico por videoconferência. E se durante o atendimento, o profissional de saúde perceber a necessidade de uma avaliação presencial ou exame, o paciente é encaminhado ao procedimento.
Aliás, muitas pessoas conseguiram ter acesso à saúde suplementar por causa desse tipo de atendimento. Então, as operadoras devem orientar os credenciados a buscarem boas ferramentas tecnológicas para a realização do atendimento médico, assim como incentivar esse tipo de consulta nas clínicas.
6 – Validador TISS
Essa plataforma é uma das ferramentas que não deve faltar na lista dos gestores das operadoras. O sistema Validador TISS permite que os planos de saúde validem os documentos TISS, antes de encaminhá-los a outros estabelecimentos, por exemplo, à ANS. Confira todas as funcionalidades deste sistema, clique aqui.
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