Investir nas pessoas e manter a equipe médica empenhada e motivada, certamente, pode fazer com que o seu estabelecimento de saúde torne-se referência no mercado. Afinal, o atendimento bem-feito e um serviço eficiente podem tornam-se grandes diferenciais de um negócio, independente do ramo.
Mas, claro, essa não é uma tarefa fácil. Por esse motivo, faz-se necessário aplicar várias ações, a fim de alcançar os objetivos desejados. A seguir, confira algumas dicas para manter seu time médico alinhado e motivado.
Engajamento profissional e satisfação do paciente
Fazer com que a equipe permaneça empenhada é um verdadeiro desafio, independente do setor de atuação. No caso da área da saúde, esse aspecto de motivação e empenho é ainda mais essencial, pois o relacionamento entre médico e paciente, muitas vezes, é o que determina a fidelização do usuário.
Nesse sentido, alinhe com a equipe médica o propósito geral da clínica e também a expectativa individual, mostre o que o estabelecimento espera deles. Além disso, invista em treinamentos que possam ajudar em um atendimento mais humanizado e colaborativo.
Todo esse trabalho ajuda os profissionais a entenderem em que ambiente estão e onde é possível chegar. Assim, tendem a ser mais produtivos, impactando diretamente na satisfação dos pacientes e no desempenho da clínica.
Mantendo a equipe médica empenhada e motivada
O modo de gerir a clínica está, totalmente, ligado à produtividade do corpo clínico e tem relação com uma equipe médica empenhada ou não. Veja dicas para organizar e otimizar a performance do time:
1 – Conheça seu time
Entenda quem são as pessoas que trabalham na sua clínica, a fim de ajudá-las a explorar ainda mais suas habilidades e mantê-las empenhadas. Cada profissional tem suas particularidades, por isso, tenha flexibilidade e entenda as necessidades de cada um.
Não deixe de alinhar a expectativa dos médicos com a realidade da clínica, seja por meio de reuniões ou encontros periódicos. Essa transparência ajuda na motivação dos colaboradores. Portanto, mantenha a sinceridade referente ao que o consultório tem a oferecer e às expectativas de futuro.
2 – Treinamentos de desenvolvimento profissional
Invista, periodicamente, em cursos e treinamentos para os colaboradores se desenvolverem. Mostrar a relevância deles para a clínica pode diminuir a rotatividade de funcionários.
Além disso, o mercado muda constantemente, então, a capacitação é uma forma de ajudar seu time a não usar processos e métodos ultrapassados. Ou seja, mantenha a equipe médica atualizada e empenhada e, com isso, melhore a performance do estabelecimento de saúde.
3 – Remuneração e bonificações
Os benefícios oferecidos pela sua instituição à equipe médica interferem na motivação dos profissionais. Nesse sentido, acompanhe os órgãos que debatem a remuneração e condições de trabalho desta área, a fim de valorizar os profissionais. Caso tenha dúvidas sobre salários, acesse o Guia para Implementação de Modelos de Remuneração baseados em valor, da ANS.
Além da remuneração adequada, elabore planos de carreira e campanhas de incentivo à qualificação contínua. Demonstre que existe espaço para o desenvolvimento interno e mostre os possíveis passos a médio e longo prazo.
4 – Comunicação transparente e integrada
Outro desafio da gestão é fazer com que o time permaneça integrado. O compartilhamento de ideais e informações possibilita o crescimento mútuo, por isso, realize ações e contrate ferramentas que permitam a união dos profissionais e também entre os setores.
Com uma comunicação transparente e ágil, é possível melhorar o diálogo e a produtividade do grupo.
5 – Automação de processos
Outro fator influenciador no empenho da equipe médica é contar com soluções que ajudem no dia a dia, por exemplo: a automatização de processos repetitivos e burocráticos. Não deixe de contratar softwares de gestão que facilitem o trabalho e tragam agilidade à rotina.
A tecnologia pode contribuir, e muito, para um melhor desempenho da equipe médica. Aliás, as soluções tecnológicas não melhoram somente a produtividade do grupo médico, mas de todos os setores.
6 – Foco na qualidade de vida
Dê atenção à infraestrutura e práticas de gestão que auxiliem no bem-estar dos profissionais. Ou seja, conte com recursos e aplique ações de gestão que construam relações amigáveis, reduzindo as situações desgastantes ou de estresse. Além disso, valorize a opinião da equipe médica e incentive bons hábitos na rotina do consultório.
Aah! E, se você quer manter a equipe médica empenhada e motivada, busque soluções de forma contínua, e claro, não deixe de usufruir os bons resultados.