Quem trabalha no setor financeiro da área da saúde lida mensalmente com o lote de faturamento, também chamado lote de guias.
As guias são consideradas um documento central na relação entre prestador de serviço (hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios etc) e paciente. Além disso, esses documentos são essenciais para a comunicação e troca de informações entre operadoras de saúde (convênios médicos) e prestadores.
A guia médica ou hospitalar é constituída de um formato padrão, no qual os responsáveis preenchem os campos sobre a consulta ou procedimento. Isso pode ser feito manualmente ou de maneira virtual, depende de como a instituição trabalha.
Entretanto, há um outro formato que todas as guias precisam seguir, é o formato digital XML TISS. Por meio desse modelo de documento, as operadoras conseguem conferir os dados da guia, assim como a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Obs: tanto as guias no formato padrão quanto o arquivo XML TISS precisam seguir as diretrizes estipuladas pela ANS, a fim de evitar as glosas e outros problemas.
Se você quer mais informações sobre as guias médicas, acesse nosso artigo: Guia TISS: Quais os principais tipos?
A seguir entenda o que é lote de faturamento, veja suas características, e como o Validador TISS ajuda a validar seu lote de guias. Vamos lá?
O que é lote de faturamento ou lote de guias?
O lote de faturamento é a integração de várias guias em um mesmo arquivo. As instituições devem elaborar esse loteamento para encaminhar os documentos TISS às operadoras ou à ANS.
O valor total de guias permitidas por lote de faturamento é de 100 itens. Já a quantidade mínima de guias em um lote é de 1 documento.
Os sistemas utilizados para gerar o lote de guias, geralmente, identificam cada lote com uma numeração no cadastro de forma sequencial, assim, servindo como parâmetro de organização.
Lembrando que, o calendário de faturamento é definido pelas operadoras, portanto, elas estabelecem os prazos e intervalos para o envio de lotes de faturamento. Se você trabalha em uma instituição prestadora de serviço, organize as datas de todos os planos de saúde parceiros para não perder os prazos.
Erros no lote de faturamento
Há alguns erros comuns que aparecem durante a validação do XML TISS. Por exemplo: erros de conteúdo, que ocorrem quando o conteúdo do lote está em conflito com algum item do plano de saúde.
Além disso, também existem aqueles erros de estrutura, em que o arquivo XML está com o layout errado e incoerente com o padrão TISS, entre outras falhas.
Para verificar esses e outros erros nas guias, o ideal é que os prestadores e operadoras validem o lote de guias em um sistema automatizado. Em seguida, é possível encaminhar os documentos para outras instituições, sem preocupação. O Validador TISS é uma plataforma que ajuda as companhias nessa missão. Entenda como funciona esse sistema, logo abaixo.
Como o Validador TISS auxilia as instituições em relação aos lotes de faturamento?
O Validador TISS é um sistema que faz diversas análises nas guias TISS, incluindo a correção no lote de guias. Por exemplo: se o usuário faz a inserção de um lote de faturamento na plataforma e alguns dos documentos precisam de correção nos valores, o software comunica por meio de mensagem a indicação dos erros.
Se o sistema puder corrigir as falhas, ele disponibiliza o botão “corrigir” ao lado do recado. Dessa maneira, o profissional consegue ajustar os itens errados das guias. Entretanto, caso a plataforma Validador TISS não tenha possibilidade de corrigir os erros, o usuário precisa realizar a correção manualmente, conforme os problemas apontados pelo sistema.
Veja quais validações são feitas pelo software.
Você tem alguma dúvida ou quer fazer sugestões? Então, fale conosco pelo fórum. Aguardamos seu recado!