Glosa 3052: quais as causas, como prevenir e recorrer?

A Glosa 3052 está relacionada com algumas falhas na documentação TISS. Ou seja, pode estar incompleta ou incorreta. Além disso, também ocorre quando há ausência de arquivos.

Lembrando que, existem glosas administrativas, técnicas e lineares, e a Glosa 3052 é do tipo administrativa. Pode ter origem no pré-faturamento, faturamento ou na entrega do faturamento.

A seguir, veja quais as principais causas dessa glosa, formas de prevenir e como recorrer.

Quais as causas da Glosa 3052?

A Glosa 3052 é gerada pela operadora de saúde devido a uma falha operacional nos processos administrativos internos do prestador de serviço.

Essa falha pode ocorrer na confecção ou na remessa dos documentos TISS. Isto é, os arquivos são glosados porque apresentam dados incompletos, errados ou ausência de documentos.

Cada operadora tem suas próprias regras para o recebimento de contas médicas. Por isso, cada uma delas tem o papel de esclarecer aos conveniados as regras para a entrega da documentação financeira.

Prevenção da Glosa 3052

Mulher olhando para papéis. Imagem simboliza que ela está verificando a glosa 3052.

Certamente, é importante que os responsáveis pelas contas médicas em clínicas, consultórios e hospitais entendam todo o processo administrativo para prevenir a Glosa 3052.

Veja quais documentos fazem parte das contas médicas:

  • Guia TISS;
  • Guias de outras despesas;
  • Pedido médico com indicação clínica;
  • Protocolo de faturamento;
  • Capa de lote;
  • Relatório de participação de outros profissionais que estiveram presentes no atendimento, caso haja;
  • E em alguns casos, é necessário a nota fiscal.

Além disso, os colaboradores do faturamento devem compreender como fazer o preenchimento e envio das guias, a fim de evitar erros. Mesmo que não fiquem responsáveis pelo preenchimento das guias, eles precisam saber repassar as orientações aos profissionais que atuam nessa atividade, por exemplo, recepcionistas, atendentes ou profissionais de outras áreas.

Outro ponto de atenção para prevenir a ocorrência da Glosa 3052 é na entrega do faturamento. Há 3 formas de fazer a remessa dos arquivos. Confira abaixo:

  1. Física: consiste no envio de toda a documentação de maneira física, ou seja, diretamente na operadora;
  2. Eletrônica: é necessária a geração de um arquivo XML TISS, além do lote de faturamento. Assim, a operadora consegue analisar as informações com base no lote. O ideal é contar com um sistema eficiente que valide as guias médicas digitais antes de encaminhá-las à operadora. O software Validador TISS pode ajudar com essa validação de informações das guias e com diversos outros recursos. Confira as possibilidades do sistema Validador TISS, que tem desde a versão grátis até a mais avançada.
  3. Eletrônica + Documentação escaneada: nesse caso, além do envio eletrônico das documentações, o plano de saúde solicita os arquivos escaneados.

Armazenamento

Vale ressaltar que, independente do tipo de envio, os prestadores de serviço devem armazenar os documentos por um período de 3 a 5 anos. Isso porque os convênios médicos podem solicitar as documentações em futuras auditorias.

Como recorrer à Glosa 3052?

Quando a instituição de saúde recebe a Glosa 3052, precisa realizar o recurso de glosa. No primeiro momento, os profissionais devem verificar se o recurso será enviado por e-mail, sistema ou fisicamente. Em seguida, precisam analisar se a operadora informou qual o erro ou documento faltante. Aliás, é responsabilidade da operadora repassar essa informação.

Além disso, é fundamental que os profissionais guardem o protocolo de entrada de faturamento, quando enviam os documentos TISS. Esse é o comprovante de entrega da documentação. A operadora emite esse protocolo tanto para as entradas físicas quanto para as entradas eletrônicas. No caso do recurso de glosa, também haverá um protocolo que precisa ser guardado.

Após a verificação da glosa, se o prestador avaliar que se trata de uma glosa indevida por erro da operadora, o estabelecimento deve entrar em contato com o plano de saúde, a fim de buscar uma negociação do pagamento, antes de entrar com o recurso de glosa.

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