Em 2020, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) começou a divulgar o Painel de Indicadores de Glosa aos prestadores de serviço e operadoras. Afinal, na Era Digital a transparência de dados faz-se necessária em todos os setores de mercado.
A Agência mostra por meio desse dashboard o faturamento e aplicação de glosas. Isso inclui os valores pagos, valores glosados e os prazos de pagamento. Além disso, possibilita mais análises sobre a efetividade regulatória.
As discussões sobre a necessidade deste painel começaram na Câmara Técnica de Contratualização e Relacionamento com Prestadores (CATEC). Então, depois de alguns anos em análise, houve a implantação deste quadro de informações no segmento de saúde suplementar. Lembrando que a CATEC, criada em 2018, tem o papel de discutir temas que tenham efeitos na relação entre os convênios de saúde e prestadores de serviço. Atualmente, também é utilizada como fórum permanente para conversas e reuniões periódicas.
Com o objetivo de melhorar o conteúdo disposto no Painel de Indicadores de Glosa, a ANS aplicou algumas mudanças em 2022. Nesse sentido, houve uma modernização na apresentação dos dados, que agora fica disponível em formato de painel dinâmico (Power BI). Sendo assim, permite um maior número de consultas em um ambiente mais amigável.
Painel de Indicadores de Glosa da ANS
Este painel da ANS apresenta 5 principais indicadores, que têm o TISS (Padrão de Troca de Informações da Saúde Suplementar) como fonte de dados. Confira a seguir quais são esses indicadores:
- Tempo médio de pagamento;
- Valor (em percentual) de glosa inicial;
- Valor (em percentual) de glosa final;
- Percentual do número de guias sem retorno depois de 60 dias de cobrança;
- Percentual de valor de guias sem retorno depois de 60 dias de cobrança.
Portanto, prestadores de serviço da área da saúde (clínicas, consultórios, hospitais, laboratórios, etc) e operadoras conseguem comparar as informações de seus estabelecimentos com os dados gerais da ANS.
Os usuários que consultam esses 5 indicadores no painel dinâmico conseguem fazer o uso de filtros por ano, que incluem dados desde 2019. Além disso, é possível visualizar por segmentação as informações. Por exemplo: convênio médico-hospitalar e exclusivamente odontológica.
Existe ainda a possibilidade de filtrar por modalidade, como autogestão, cooperativa médica, cooperativa odontológica, entre outras. Outro filtro importante para os usuários é o porte da operadora. Ou seja, pesquise por pequeno, médio ou grande porte os planos de saúde.
Acesse aqui o Painel de Indicadores de Glosa.
Evitando as glosas com o sistema Validador TISS
Certamente, consultar esses dados da ANS é essencial nos estabelecimentos médicos que têm relação com a saúde suplementar. Mas mais importante ainda é encontrar maneiras de evitar as glosas. Não é verdade?
Os prestadores de serviço da área da saúde precisam procurar e implementar recursos na instituição, a fim de evitar as glosas. Por exemplo: uso de prontuário eletrônico, cadastros mais precisos por meio de sistemas digitais, aplicação das diretrizes do padrão TISS e TUSS nas guias e, principalmente, a validação da guias médicas (arquivos XML TISS) em um sistema confiável e completo.
No caso de validar as guias, você pode fazer uso do sistema gratuito Validador TISS. Com a ajuda desse software, o usuário consegue visualizar os erros contidos nos arquivos XML TISS, a fim de corrigi-los antes de enviá-los a outros estabelecimentos.
Vale ressaltar que, a plataforma Validador TISS apresenta dois modos de acesso. O primeiro é através do navegador web, enquanto o segundo é baixando o app no seu sistema Windows. Ambos trazem agilidade para o faturamento médico e hospitalar.
Clique aqui e comece a utilizar o Validador agora mesmo. Ganhe tempo e evite as glosas médicas.
Dúvidas ou sugestões? Envie seu recado para nosso time no fórum. Vamos conversar por lá.