Diante da pandemia de COVID-19, iniciada este ano, o Ministério da Saúde junto ao CFM, regularizaram a autorização do atendimento médico virtual – Telemedicina. Serviço realizado em diversas instituições de saúde. No entanto, esse modelo de assistência médica não limita-se aos pacientes com sintomas de COVID-19, estende-se a outros tipos de doenças.
O atendimento online não é uma novidade para a maioria dos profissionais de saúde, pois de alguma maneira já fizeram suportes não presenciais. Seja por e-mail, aplicativos de mensagem ou telefone. Mas, vale lembrar que, a consulta remota demanda além de qualidade e competência, uma estrutura tecnológica que assegure a proteção das informações transmitidas entre paciente e médico.
Tipos de atendimento na Telemedicina
Há 3 formas de Telemedicina aplicadas neste período de pandemia. Uma delas é a Teleconsulta. Basicamente, é uma consulta normal entre o médico e o paciente, mas de forma remota. Outro modelo é a Teleinterconsulta, usada por profissionais de saúde a fim de obter uma segunda avaliação, ouvindo a opinião de um especialista de outra área.
Enquanto isso, a Teleorientação é utilizada durante o momento pandêmico para a orientação de pacientes com sintomas similares ao COVID-19. Desse modo, é possível conduzir remotamente todo o pré-atendimento dessa pessoa. Caso o médico perceba gravidade no caso, encaminha o paciente para uma assistência presencial.
Como melhorar o atendimento médico virtual?
Os princípios da medicina, como: ética, respeito à vida e humanização no atendimento devem ser iguais na consulta presencial e online. Ou seja, o trabalho virtual demanda o mesmo profissionalismo e cuidado que o presencial. Portanto, o médico precisa encontrar meios de minimizar a distância e ter uma conversa agradável e efetiva.
Veja algumas dicas para um atendimento diferenciado na Telemedicina.
Atenção que faz a diferença
Tanto na consulta tradicional quanto na Telemedicina, é essencial exercer a escuta ativa. Então, o médico deve estar preparado para ouvir com atenção todas as reclamações, dúvidas e sentimentos apresentados durante o atendimento. Além disso, precisa praticar uma fala mais lenta e simples.
Todo o cuidado apresentado pelo profissional de saúde é visto pelo paciente, mesmo à distância. Esses pequenos atos, permitem uma consulta agradável e tornam o ambiente receptivo, onde o paciente pode escutar com tranquilidade as orientações.
Utilize uma plataforma de Telemedicina confiável
Manter a confidencialidade e preservar os dados armazenados no momento da consulta é uma das maiores preocupações da comunidade médica. Sendo assim, é básico contar com uma plataforma que garanta a segurança das informações.
Ao contratar a plataforma para o serviço de Telemedicina, certifique-se de que os dados passam por criptografia. Além disso, verifique se o armazenamento das informações é seguro. Lembre-se, desse modo, você garante a proteção e o sigilo do paciente e também evita diversos problemas em relação à legislação vigente.
Conformidade e excelência
Você apresentou um atendimento diferenciado e especializado aos pacientes? Segue todas as diretrizes da lei durante a consulta? Então, na hora de enviar as Guias Médicas e Hospitalares aos convênios, não esqueça de utilizar o padrão TISS, regulamentado pela ANS.
Quando chegar a hora de enviar as Guias TISS aos planos de saúde, valide os documentos anteriormente. O Validador TISS pode ajudar sua clínica ou hospital a evitar as glosas. Acesse o sistema, confira se as guias estão em conformidade com o padrão TISS e prossiga com o envio. Mantenha a excelência do início ao fim dos trabalhos.
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