A auditoria de contas médicas é uma ferramenta estratégica, usada para a manutenção das atividades financeiras. Além disso, ajuda no apontamento de melhorias relacionadas aos serviços ofertados.
Vale lembrar que, as auditorias auxiliam na redução de custos e prejuízos financeiros, e melhoram a qualidade e segurança dos processos de trabalho.
Como funciona a auditoria de contas médicas?
Analisar as contas e os procedimentos médicos são responsabilidades da auditoria de contas médicas. Trabalho feito tanto nos estabelecimentos de prestadores de serviço quanto em convênios. Mas, em ambos os casos, os objetivos são os mesmos: avaliar os gastos, os preços pagos pelos pacientes, contratos entre prestadores e operadoras, entre outras atividades.
Sendo assim, os auditores apontam ao setor de faturamento mediante uma análise técnica, quais os itens analisados estão corretos e liberados para continuidade. Aliás, esses profissionais também estão habilitados para identificar os materiais e medicamentos que não estão em conformidade com os contratos. Dessa forma, logo após a avaliação, é possível corrigir os erros, além de antecipar eventuais falhas nos documentos e atividades, e diminuir as indesejadas glosas médicas.
Portanto, conte com a auditoria de contas para identificar as possíveis não conformidades e as oportunidades de melhoria nos processos. Consequentemente, melhorando os resultados financeiros do estabelecimento de saúde e outras áreas da instituição.
Benefícios da auditoria de contas médicas
Redução de custos
A auditoria de contas auxilia na redução de custos, indicando ações de melhoria à instituição. Depois disso, geralmente, as clínicas otimizam o controle dos suprimentos e processos, e evitam as compras em excesso, as perdas de materiais por causa da validade, etc.
Qualidade no atendimento
O atendimento ao público é outro ponto avaliado pela auditoria de contas. Isso ocorre porque os auditores analisam a companhia como um todo, portanto, o atendimento não fica de fora. Sendo assim, a auditoria aponta os pontos que precisam de evolução no suporte ao paciente.
O impacto da auditoria na área de atendimento é notado, principalmente, na entrega de uma melhor experiência ao usuário (paciente).
Lembre que todos os pontos de melhoria implementados refletem no resultado do setor financeiro e também no reconhecimento da marca perante o mercado.
Minimização do número de glosas médicas
Por meio da análise de documentos, os auditores apontam também ao faturamento as correções necessárias, a fim de manter a conformidade com os contratos assinados entre o prestador de serviço e as operadoras (planos de saúde). Essa ação ajuda o estabelecimento de saúde a evitar as glosas e a recusa de pagamento por causa de erros no preenchimento das guias TISS.
Obs: outra maneira de reduzir as glosas é mediante o uso do Validador TISS. Esse sistema permite a validação dos arquivos XML TISS. Então, antes de enviar os documentos aos convênios, verifique se estão corretos. Além disso, a plataforma permite o acesso a relatórios de guias, a exibição de mensagens detalhadas sobre os erros no XML, entre outras funcionalidades. Conheça as vantagens do Validador TISS.
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