Um dos principais passos para assegurar a qualidade do serviço prestado pelas operadoras é a auditoria prospectiva, também conhecida como auditoria prévia ou preventiva. Esse trabalho precede o início dos processos, isto é, ocorre antes da disponibilização do serviço ou produto ao usuário.
Na área da saúde, a auditoria prospectiva é ainda mais fundamental, pois com o gerenciamento antecipado é possível evitar erros, assim como manter os processos mais seguros. Portanto, é vantajoso tanto para as operadoras quanto para os pacientes.
A seguir, saiba exatamente o que é a auditoria prospectiva e suas vantagens para as operadoras de saúde. Acompanhe!
O que é auditoria prospectiva?
Esse modelo de auditoria trata-se de um processo de análise técnica e administrativa que ocorre antes de processos e atividades variadas e procedimentos médicos. Por exemplo: cirurgias, internações, consultas clínicas, exames, entre outros.
Além disso, essa avaliação auxilia na prevenção de fraudes, já que analisa o processo antes de sua execução. Dessa forma, há a possibilidade de antecipar a correção de erros e aplicar melhorias ao serviço prestado. Essa averiguação impacta diretamente na redução de custos desnecessários e aumento da margem de lucro, entre outras vantagens.
A base da auditoria preventiva é explorar se as referências pré-definidas correspondem à qualidade de serviço.
Quais as principais vantagens da auditoria prospectiva para as operadoras de saúde?
Esse tipo de checagem prévia dos processos traz vários benefícios às operadoras de saúde, desde que seja realizada regularmente. Confira os principais:
1. Ajuste rápido de erros
Uma das vantagens da utilização dessa ferramenta é justamente a possibilidade de avaliar previamente todas as regras e condições dos processos. Dessa forma, é possível controlar e autorizar a execução dos procedimentos sem a preocupação de eventuais falhas.
2. Otimização na qualidade do serviço
Pensando nos benefícios relacionados ao aspecto técnico, há diversos pontos que podem melhorar por meio da análise. Por exemplo:
- Metodologia dos atendimentos;
- Nível de excelência dos processos;
- Nível das ameaças inerentes à realização das tarefas, com foco em reduzi-las e mitigar complicações futuras.
3. Mais segurança para o beneficiário
Quando a auditoria prospectiva envolve o âmbito administrativo, avalia-se a cobertura do plano do beneficiário. Ou seja, durante a avaliação, os profissionais responsáveis verificam se os contratos estão em conformidade com o que é oferecido, se o processo de ressarcimento de valores está correto, entre outros pontos relacionados à gestão.
Vale ressaltar que quanto mais transparente as instituições de saúde se revelam, mais seguros e confortáveis os beneficiários se sentem.
4. Maior controle de processos
Ao avaliar os serviços de ponta a ponta, fica mais fácil controlar os procedimentos e aplicar melhorias. Além disso, com um maior controle de custos, há a possibilidade de otimizar a lucratividade da operadora, por meio de novas ações.
5. Organização e agilidade
Toda companhia que mantém a organização durante os serviços, ganha agilidade na rotina de trabalho, e com as operadoras não seria diferente. Portanto, ao ajustar todas as necessidades da instituição mediante a auditoria, é possível eliminar processos manuais e ferramentas obsoletas, entre outros atrasos. Assim, reduzindo custos, simplificando a tomada de decisão e impactando no tempo de atendimento aos beneficiários.
E aí, você ficou com alguma dúvida sobre a auditoria prospectiva? Então, envie seu recado para o nosso time no fórum. Vamos bater um papo!