O certificado digital usado por médicos tem a função de validar a assinatura dos profissionais no meio online. Assim como assinamos fisicamente para oficializar registros, no meio virtual também é necessário ter um meio de validação. Então, nesse caso, é o certificado digital.
Os profissionais do setor da saúde ao contarem com este comprovante digital podem enviar receitas no meio online, atestados e outras documentações. A seguir, entenda como funciona o certificado virtual para médicos.
Certificado digital no setor de medicina: como funciona?
Por causa da pandemia de COVID-19, houve a aprovação do serviço de Telemedicina no Brasil (2020). Então, diversos médicos e outros profissionais de saúde começaram a aderir o atendimento médico online.
Entretanto, os profissionais precisaram rapidamente procurar um meio de oficializar os documentos médicos digitais, como: receitas, pedidos de exames, etc. Ou seja, precisaram garantir o certificado digital destinado a médicos, que é a única forma reconhecida pelo Governo Federal para exercer essas práticas de trabalho.
O certificado digital substitui a assinatura física do profissional. Portanto, basta ter o software de assinatura eletrônica e registrar os documentos virtuais que precisar. Mas, para adquiri-lo, os médicos precisam optar por uma emissora e companhia que realizem o processo. Se você deseja ver a lista de emissoras autorizadas, acesse o portal do Governo Federal.
Certificado digital recomendado aos médicos
É essencial que os médicos escolham certificados de pessoa jurídica (e-CNPJ), a fim de comprovar a atuação. Há ainda a possibilidade de optar pelo certificado de pessoa física (e-CPF), porém o documento não comprova o vínculo com a atuação profissional.
Quando o profissional escolhe o e-CNPJ, precisa também optar por um dos tipos de assinatura digital, são eles:
- A1: instalado no computador;
- A3: armazenado em um token;
- BIRD ID: salvo na nuvem.
Se o profissional atua apenas em um local, o A1 é suficiente, pois ficará disposto no computador. Mas, no caso daqueles que trabalham em diferentes lugares, as melhores alternativas são A3 ou BIRD ID.
De que maneira utilizar o certificado digital?
1º. Logue a assinatura na máquina
Primeiro, logue a assinatura no computador. Se for a A1, haverá um sistema na sua máquina. Então, abra e realize o login. Já no caso dos certificados A3 ou BIRD ID, coloque o token no computador e abra o software, ou entre na nuvem e clique para abrir o sistema de assinatura.
2º. Verifique se o software médico aceita a assinatura
O estabelecimento onde você atua tem um sistema médico próprio? Verifique se há a possibilidade de anexar a assinatura digital. Algumas instituições médicas têm plataformas próprias a fim de armazenar as informações dos pacientes e permitem o login do certificado digital. Assim, os médicos conseguem registrar e emitir dados importantes com a sua assinatura online.
3º. Assine o documento
Depois de fazer o login e acessar o sistema, você pode assinar os documentos. O sistema do local onde você atua e também a emissora do certificado viabilizam uma página especialmente para essa assinatura. Então, clique para assinar e fazer os procedimentos.
E aí, ficou com alguma dúvida? Envie sua mensagem.