Comumente as pessoas usam os termos Consultório e Clínica como sinônimos. Entretanto, eles têm significados distintos. Sabe qual é a diferença?
Ambos são espaços para executar trabalhos da área da saúde. Mas, no momento de procurar um lugar para trabalhar é importante que os médicos e profissionais de saúde entendam a diferença entre consultório e clínica. Veja a seguir, qual é essa distinção e o mais indicado para sua atuação.
Consultório vs Clínica. Entenda a diferença:
Bem, a clínica é um local compartilhado por profissionais do setor da saúde, e com ambientes especializados destinados a exames e pequenos procedimentos cirúrgicos. Geralmente, o estabelecimento é de um único proprietário que contrata profissionais.
O consultório também é um espaço compartilhado, porém os médicos têm seus próprios pacientes e agenda. Inclusive, muitas vezes, o estabelecimento é alugado por um determinado período pelos médicos, deixando algumas datas livres para que outros profissionais atendam naquele espaço.
Ou seja, a clínica destina-se aos atendimentos médicos e atividades relacionadas, mas fazem parte de uma mesma propriedade. Em contrapartida, o consultório destina-se ao atendimento particular com o profissional, em um local compartilhado.
Obs: os dois espaços podem oferecer os mesmos serviços. Mas há alguns serviços que não podem se misturar. Por exemplo: o consultório, por ser compartilhado, não tem a permissão para a realização de procedimentos cirúrgicos.
Qual deles escolher para trabalhar?
As clínicas, geralmente, apresentam mais recursos e equipamentos. Por exemplo, dependendo do exame, pode ser que a clínica tenha a máquina para o serviço. As clínicas ortopédicas, de modo geral, apresentam aparelhos de raio-X e técnicos em radiologia para a elaboração do trabalho.
Já nos consultórios não há a possibilidade de variar tanto o atendimento, pois os especialistas não possuem tantos aparelhos e têm algumas outras restrições. Entretanto, a qualidade do atendimento médico pode ser a mesma da clínica, a diferença é que o paciente precisará de encaminhamento para outras instituições de saúde em casos de exames, cirurgias, etc.
Como funciona a gestão de um consultório e de uma clínica?
No momento de escolher entre uma dessas alternativas para trabalhar, os médicos também devem entender a diferença entre a administração da clínica e do consultório.
A clínica, geralmente, conta com softwares no gerenciamento das agendas e consultas. Além disso, os sistemas permitem automatizar processos e monitorar informações sobre os pacientes de modo integrado. Assim, facilitando a rotina dos profissionais de saúde.
No caso do consultório, dificilmente há essa gestão tão interligada com a tecnologia. Isso ocorre porque, muitas vezes, os profissionais são autônomos e não têm uma demanda tão alta para o uso desse tipo de software.
Mas, saiba que escolhendo um ou outro espaço, você poderá oferecer excelentes serviços, ganhar experiência e fidelizar pacientes. Aaah! Outro ponto importante, independente de trabalhar em um consultório ou clínica, é necessário se preocupar com as glosas. Ou melhor, em diminuir o número de glosas.
Nesse sentido, conte com o Validador TISS para validar suas guias médicas (XML TISS), antes de enviá-las aos planos de saúde. A plataforma fornece desde a versão grátis até a avançada. Saiba mais!