Quais os documentos médicos mais importantes no dia a dia de trabalho?

Os profissionais de saúde lidam com diversos documentos médicos relacionados aos pacientes no dia a dia de trabalho. Sendo que esses registros precisam de um cuidado especial. Afinal, muitos deles devem permanecer armazenados por um determinado tempo, tanto para fins jurídicos quanto para manter o histórico do paciente.

Logicamente, profissionais de outros segmentos também devem guardar seus documentos, conforme cada área em questão. Mas, no caso dos médicos, registrar e armazenar é ainda mais necessário por tratar-se da saúde dos usuários. Por exemplo: você já imaginou como seria o retorno de pacientes que estão em tratamento, se o médico não tivesse o prontuário com os dados? Apenas com esse caso, já temos a dimensão de quanto os documentos médicos precisam de atenção e cuidado.

Vale lembrar que, nos documentos médicos constam alguns dados, como número do CRM, nome completo do médico, entre outras informações, a fim de tornar o documento legítimo. Além disso, por conter descrições sobre os problemas de saúde do paciente, histórico de doenças na família e outros dados, os documentos médicos são sigilosos. Ou seja, se o profissional repassá-los a terceiros sem autorização, pode ser denunciada ao Conselho Regional de Medicina.

Neste post, saiba quais são os principais registros médicos e veja dicas para guardá-los. Boa leitura!

Documentos comuns X documentos médicos

Um documento oficial para ter validade deve ser aceito juridicamente. Certo? Então, no caso de documentos comuns, geralmente, a pessoa recorre ao cartório para autenticar e reconhecer firma, com o objetivo de oficializar as informações do registro.

Já no caso dos médicos, esses profissionais estão registrados no Conselho Regional de Medicina. E, a partir daí, têm autonomia para prescrever as recomendações aos pacientes. Portanto, não precisam se direcionar ao cartório para validar os documentos.

Outra diferença entre esses dois registros está no sigilo dos dados. Enquanto, os documentos médicos não podem ser compartilhados, os comuns dependendo do caso não possuem essa restrição.

Principais documentos médicos

Os profissionais do ramo de medicina têm autorização para prescrever diversos documentos médicos. Mas, neste artigo, elencamos os 5 mais importantes na rotina de trabalho. Confira!

Atestado

Neste documento, o médico relata os problemas do paciente e descreve o período que ele ficará afastado das atividades cotidianas.

Laudo

É o documento em que o profissional de medicina relata o diagnóstico do atendimento. Mas, esse registro não necessariamente é o diagnóstico final. Pode ser, por exemplo, uma interpretação de um exame.

Prontuário

Essa documentação médica passou a ser digital em muitas instituições de saúde, pela facilidade de armazenagem dos dados e por agilizar a pesquisa de informações. No prontuário, os profissionais de medicina registram todo o histórico do paciente. Geralmente, essas informações ficam centralizadas no Datasus. Porém, para isso, é preciso que a rede médica tenha o seu próprio sistema, a fim de guardar os dados dos pacientes que passam pelo consultório.

Receita

É uma documentação em que o médico repassa ao paciente as medicações para o tratamento. Além disso, algumas vezes, descreve recomendações e cuidados necessários.

Receituário

Muito parecido com o prontuário, o receituário lida com as informações disponibilizadas nas receitas. Ou seja, trata-se do conjunto de dados sobre o que foi repassado aos pacientes até aquele momento.

De que maneira organizar e armazenar os documentos médicos?

Até alguns anos atrás, os estabelecimentos médicos guardavam os documentos no formato físico, dispostos em pastas e caixas. Entretanto, ao longo do tempo, as folhas ficavam desgastadas, outras úmidas e muitas vezes, os papéis eram extraviados. Sendo assim, não havia uma segurança total em relação às informações.

Atualmente, com a aceleração da tecnologia e o novo perfil de consumidor, que preza pelo contato digital, o setor de saúde começou a se adaptar aos recursos tecnológicos. Portanto, os documentos passaram a ser registrados e armazenados em softwares seguros e eficientes.

Portanto, se o local onde você trabalha ainda não se adaptou a essa realidade, talvez seja o momento de repensar alguns processos e trazer atualização ao estabelecimento. Concorda? Ao armazenar os documentos médicos em seu próprio sistema, você diminui o risco de extravio, roubo e outros incidentes, já que os registros estarão guardados no servidor ou na nuvem.

Outro ponto fundamental de usar a tecnologia na armazenagem de dados é que as informações ficarão integradas, facilitando não só o acesso e pesquisa, como a gestão do estabelecimento. Além disso, ao contar com plataformas virtuais, outros departamentos da clínica ganham facilidade na rotina de trabalho. Por exemplo: o setor de faturamento consegue identificar com agilidade as guias médicas que precisam ser faturadas.

Aliás, um software fundamental no trabalho do setor de faturamento médico é o Validador TISS, pois a plataforma valida os arquivos XML TISS. Assim, seu time consegue verificar se as guias estão corretas, antes de encaminhá-las às operadoras. Veja as funcionalidades do Validador TISS.

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