Se você é usuário do Validador TISS ou pretende começar a utilizá-lo, mas ainda precisa entender algumas questões, leia este artigo até o final. Aqui, você encontra as 10 dúvidas mais comuns entre os usuários do software.
Vamos lá?
1. Para quem se destina o Validador TISS?
O Validador TISS é uma plataforma destinada aos prestadores de serviço da área da saúde (clínica, consultórios, hospitais, laboratórios, etc) e também às operadoras (planos de saúde).
Esses dois tipos de usuários podem validar e analisar as guias TISS com o apoio do sistema. Ou seja, o software permite que o faturamento de prestadores e operadoras ganhe agilidade e eficiência na revisão de guias médicas.
Saiba mais em: Primeiros passos no uso do Validador TISS
2. Quais os planos?
Os prestadores de serviço têm à disposição 3 planos. São eles: Free, Básico e Avançado. Enquanto que, os convênios médicos podem utilizar a versão Free ou a específica para Operadoras.
Entenda qual desses pacotes melhor se encaixa no perfil da companhia em que você trabalha: Sistema Validador TISS: como escolher o plano ideal para sua instituição?
3. Afinal, quais os principais recursos de cada plano?
Todos os planos abrangem diversos recursos aos usuários. Mas certamente, quanto mais avançado, mais possibilidades a ferramenta entrega. Veja alguns dos recursos:
Recursos Gerais | Grátis | Básico | Avançado | Operadora |
Quantidade de máquinas permitidas | 1 | Ilimitadas | Ilimitadas | Ilimitadas |
Quantidade de prestadores | 1 | Vários* | Vários* | Ilimitados |
Quantidade de operadoras | Ilimitadas | Ilimitadas | Ilimitadas | 1 |
Conversão entre versões do TISS para arquivos XML de lote de guias | X | X | ✓ | ✓ |
Impressão dos formulários de guias TISS | X | X | ✓ | ✓ |
Edição do XML no próprio Validador | ✓ | ✓ | ✓ | ✓ |
Mensagens com indicação da linha no XML e o número da guia | ✓ | ✓ | ✓ | ✓ |
Relatório das mensagens da validação | ✓ | ✓ | ✓ | ✓ |
Exportação das mensagens para PDF/Excel | ✓ | ✓ | ✓ | ✓ |
Sumário de informações do arquivo | ✓ | ✓ | ✓ | ✓ |
Formatação do XML | ✓ | ✓ | ✓ | ✓ |
Suporte a mensagens trocadas entre prestador e operadora | ✓ | ✓ | ✓ | ✓ |
Suporte a todas as versões do TISS | ✓ | ✓ | ✓ | ✓ |
Abertura de vários arquivos simultaneamente | ✓ | ✓ | ✓ | ✓ |
Instalação em várias máquinas | X | ✓ | ✓ | ✓ |
Ativação e desativação de validações específicas | X | ✓ | ✓ | ✓ |
Modo de visualização das guias em formato tabular | X | ✓ | ✓ | ✓ |
Edição rápida de guias TISS | X | ✓ | ✓ | ✓ |
Exclusão de guias do lote | X | ✓ | ✓ | ✓ |
Relatório de guias TISS | X | ✓ | ✓ | ✓ |
* De acordo com a quantidade de planos contratados. |
Confira todos os recursos, clique aqui.
4. Como fazer upgrade de plano?
Se você pretende mudar de plano ou aumentar o número de prestadores autorizados, realize o upgrade ou downgrade por meio da “Área do Cliente”. Lá, na aba “Assinaturas”, você visualiza as suas assinaturas ativas e pode fazer a mudança de plano.
Confira o passo a passo: Como mudar de plano no Validador TISS?
5. Quais as formas de pagamento disponíveis?
Dentro do Área do Cliente, é possível escolher as formas de pagamento do sistema. Atualmente, o usuário pode optar entre “Boleto” ou “Cartão de Crédito”.
Ao escolher o cartão de crédito, se ele estiver válido, o sistema é liberado para uso logo em seguida. Já ao optar pelo pagamento no “boleto”, é necessário aguardar a compensação do valor a fim de utilizar a plataforma.
6. Onde acesso o sistema?
É possível usar o Validador TISS de duas maneiras, pela web ou baixando o sistema no desktop (Windows).
Link de acesso – versão web: app.validadortiss.com.br/#
Link de acesso – versão download: www.validadortiss.com.br/download
7. Onde encontrar o aviso de atualizações?
Após começar a usar o sistema, o usuário recebe avisos sempre que há uma atualização.
Essas mensagens estão disponíveis dentro do Validador TISS, no menu superior principal, representadas pelo ícone de carta. Clique neste ícone e confira as últimas mudanças.
8. Como converter um XML para outra versão?
Acesse o sistema e clique no botão representado pela imagem de duas flechas circulares, chamado “Converter versão”. Essa opção está localizada no menu superior.
Entenda o passo a passo do recurso “Conversão entre as versões”, clique aqui.
9. Como faço para renovar minha assinatura?
Todos os meses, a assinatura é renovada automaticamente, se a instituição estiver com os pagamentos em dia.
Lembrando que, não há taxa de cobrança para implantação do sistema. Além disso, não existe taxa de cancelamento de plano.
10. Quais os canais de suporte do Validador TISS? Essa é uma das dúvidas mais recorrentes entre os clientes!
Atualmente, a equipe atende às dúvidas por meio de dois canais de comunicação:
- E-mail [email protected];
- Fórum (principal canal).
Em ambos os canais, você consegue enviar mensagens e sanar as dúvidas. A diferença é que no fórum, muitas vezes, a resposta para sua questão já está esclarecida, pois já foi respondida a outro usuário.
Por isso, sugerimos que quando surgirem dúvidas, primeiro acesse nosso fórum, e caso não encontre um retorno, nos envie uma mensagem por ali mesmo ou no e-mail. 🙂