Os erros na administração de um negócio trazem automaticamente algumas perdas nos resultados. No caso de erros na gestão hospitalar, por envolver o cuidado com a vida humana, precisa-se de ainda mais assertividade e eficiência.
Nesse sentido, os gestores do hospital têm o papel de pensar em estratégias que melhorem os processos, minimizem os erros e proporcionem um atendimento de qualidade. Então, como resultado, haverá um maior equilíbrio financeiro, e mais qualidade e segurança aos pacientes, impactando positivamente nos resultados.
A seguir, confira os 5 erros mais comuns que impedem a instituição de saúde de apresentar uma gestão hospitalar eficiente.
Erros comuns na gestão hospitalar
1 – Falha no planejamento financeiro
Uma boa gestão hospitalar precisa contar com um planejamento financeiro eficaz. No entanto, muitas instituições de saúde não executam corretamente o controle das movimentações financeiras, incluindo entradas e saídas.
O controle financeiro deve funcionar de modo adequado, a fim de manter a instituição saudável em relação aos números. Por isso, realizem análises periódicas de todos os custos, até das despesas não essenciais, e de todas as fontes de renda. Assim, caso haja alguma instabilidade financeira, as divergências poderão passar por correções rapidamente.
2 – Gestão de estoque ineficiente
Alto índice de desperdício, falta de materiais e medicamentos, e produtos vencidos em estoque. Tudo isso, dificulta as negociações com fornecedores por representarem sintomas de um controle de estoque ineficiente.
Uma possível solução para evitar esses problemas é a implementação de inventários cíclicos de todos os produtos. Além disso, a recomendação é unificar em um sistema os dados dos estoques da instituição. Assim, o hospital ganha facilidade no controle dos itens, impede problemas de estoque, evita compras acima do necessário, etc.
3 – Glosas médicas
A gestão hospitalar precisa fazer análises minuciosas das glosas médicas aplicadas pelas operadoras de saúde, pois isso atinge de forma negativa as contas da instituição.
Na maioria das vezes, os erros são causados por falhas operacionais. Portanto, uma alternativa para evitar as glosas é usar o Validador TISS para garantir que as guias TISS estejam de acordo com as diretrizes da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
4 – Comunicação com ruídos
A ausência de uma comunicação assertiva traz certos problemas, por exemplo: a falta de informações, redução da produtividade e conflitos entre os colaboradores. Com o objetivo de impedir essas ocorrências, a gestão hospitalar deve integrar a comunicação entre os setores. Dessa maneira, garante um diálogo coerente e único entre as áreas, eliminando os ruídos.
Além disso, investir em ferramentas de automatização de processos e dados também ajuda o time a manter os objetivos da instituição alinhados.
5 – Procedimentos não padronizados
A falta de padronização nos procedimentos é um erro bem comum na gestão hospitalar. Sem um padrão para guiar a execução das tarefas, há diversas implicações, como por exemplo: a perda de tempo pela falta de organização.
Então, para melhorar os padrões, a equipe precisa receber treinamentos sobre os processos e ferramentas. Desse modo, os procedimentos são otimizados e as divergências tendem a reduzir.
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