A área de faturamento hospitalar desempenha um papel importante na gestão de um estabelecimento de saúde. Afinal, sua principal função é garantir que os serviços prestados aos pacientes sejam faturados de forma precisa e eficiente, conforme as regulamentações e procedimentos estabelecidos. Neste artigo, confira algumas estratégicas para aplicar nesse departamento.
Faturamento Hospitalar: 5 estratégias para otimizar o setor
1. Revisão de contratos (operadoras x hospital)
Se o foco é melhorar o dia a dia do faturamento hospitalar, fazer a revisão de contratos é uma estratégia crucial. Cada plano de saúde tem suas particularidades e parâmetros remuneratórios, por isso, é necessário conhecê-los, a fim de implantar melhorias.
Aliás, os contratos devem passar por análises periodicamente. Assim, verifica-se a compatibilidade dos dados com o momento atual. Será que as diretrizes ainda fazem sentido? Há algum ponto do contrato que pode ser rediscutido? Pensando nessa e em outras questões, é possível sugerir aprimoramentos.
2. Programação antecipada
Outra estratégia é entender quais as próximas saídas e, em seguida, elaborar um calendário de demandas, deixando as atividades programadas. Além da ação organizar o setor, permite que os faturistas foquem em outras atividades ao longo dos dias.
Antecipar a demanda de trabalho é fundamental dentro do faturamento. É uma forma de garantir que o processo flua sem interrupções e que, ao mesmo tempo, a instituição implemente melhorias, sem acarretar em atrasos de tarefas. Esse departamento não pode parar, então, as novas estratégias devem passar pela aplicação em paralelo às atividades principais.
Além disso, com a antecipação de demandas, fica mais fácil corrigir erros, caso ocorram, pois há um tempo hábil para imprevistos.
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3. Análise dos pagamentos dos últimos meses
Se você quer melhorar o setor de faturamento hospitalar, então deve avaliar os últimos pagamentos realizados. Assim, há a possibilidade de identificar as glosas, entender os motivos e focar em minimizá-las ou eliminá-las.
É necessário entender todos os descontos, impostos aplicados, quantidade de glosas e causas, entre outras informações, para sugerir futuros ajustes no setor.
4. Integração com os setores que alimentam o faturamento
Há algumas áreas que repassam informações ao faturamento. Por exemplo: enfermagem, diagnósticos e terapia, atendimento, etc.
É fundamental que o setor que lida com as finanças tenha manuais de instruções para entregar aos outros setores ou, até mesmo, vídeos informativos. O intuito é que esses departamentos saibam exatamente como repassar as informações e documentos ao faturamento para evitar problemas e futuras glosas.
5. Implementação de sistemas para automatizar tarefas
A incorporação da tecnologia no faturamento hospitalar é uma das estratégias mais importantes para os trabalhos seguintes, afinal as soluções tecnológicas ajudam a otimizar processos, reduzir erros humanos e aumentar a eficiência em diversas atividades manuais e burocráticas. Os sistemas agilizam a comunicação entre departamentos, com os pacientes, operadoras e com outras instituições.
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