A falta na consulta médica (absenteísmo) é uma reclamação comum dos profissionais da saúde em relação aos pacientes. Por isso, o estabelecimento precisa contar com uma estrutura adequada e organização, a fim de reduzir essas ausências.
Esse não comparecimento nas consultas agendadas ocorre por vários motivos. Por exemplo: esquecimento, imprevistos, longa espera no atendimento, entre outros. Nesse sentido, se a clínica pretende diminuir os casos de absenteísmo de pacientes com o objetivo de melhorar o faturamento e o fluxo de trabalho, confira algumas dicas a seguir.
Quer diminuir os casos de falta na consulta médica? Veja 5 dicas indispensáveis!
1 – Reduzindo a falta na consulta médica com a agenda eletrônica e o envio de lembretes
Contar com soluções tecnológicas que tragam agilidade e praticidade ao trabalho é sempre uma boa escolha. A agenda eletrônica é um recurso que ajuda o consultório a manter a organização de horários e auxilia no compartilhamento ágil de informações entre os setores da companhia.
Sendo assim, busque um sistema que faça a integração entre os dados dos usuários e a agenda. Dessa forma, o departamento de recepção e as secretárias conseguem gerenciar os dados com tranquilidade. Além disso, a agenda digital permite o fácil reagendamento por causa da ampla visibilidade das datas e agendamentos. Por meio dessa solução digital, confira também as faltas e o histórico dos pacientes.
Dependendo do sistema de agenda, é possível realizar o envio automático de lembretes aos pacientes. Mas, mesmo que o software não tenha essa opção, não deixe de enviar o lembrete. Encaminhe uma mensagem via SMS, e-mail ou WhatsApp, ou ligue para o paciente um dia antes da consulta marcada ou algumas horas antes do atendimento médico. Dessa maneira, a clínica evita que o usuário esqueça da consulta.
2 – Treine a equipe para criar um relacionamento mais próximo com o paciente
Capacite seu time para gerar a sensação de comprometimento no paciente, por meio de uma comunicação humanizada, tanto pessoalmente quanto virtualmente.
Exemplo de mensagem a ser enviada no lembrete: “Olá, Ciclano! Tudo bem? Esperamos você no dia ‘x’, às ‘y’ horas para a consulta com o ‘Dr. Nome e Sobrenome’. Caso mude seus planos, pedimos que nos avise com antecedência. Ok? Até breve”.
Esse tipo de comunicação demonstra ao cliente que há pessoas comprometidas e prestativas trabalhando para atendê-lo. Assim, gerando um maior comprometimento dos usuários em relação às consultas.
3 – Ofereça uma comunicação multicanal
Além dos canais tradicionais, como site e telefone, também trabalhe com outros meios de comunicação, por exemplo: WhatsApp e e-mail.
É importante levar essa flexibilidade ao paciente, a fim de facilitar o contato e, consequentemente, garantir que o usuário envie um recado, caso seja necessário desmarcar ou mudar o horário da consulta.
4 – Valorize a pontualidade por meio do exemplo
Se a meta do médico ou da clínica é reduzir a falta na consulta é recomendável que seja recíproco.
Infelizmente, muitos consultórios contam com médicos que chegam comumente atrasados nos atendimentos, fazendo o paciente esperar mais de 30 minutos na recepção. Esse atraso passa a imagem de descaso com a consulta e com o paciente.
Muitas vezes, essa ação gera um sentimento de desrespeito e uma imagem negativa, a ponto do cliente repassar essa situação para a sua rede de contatos. Além disso, esse tipo de atraso pode resultar em faltas sem aviso prévio.
5 – Entre em contato com os pacientes atrasados e faltantes
Sempre que houver atraso ou falta, entre em contato com a pessoa para entender o motivo e se ela vai comparecer em outro dia. Esse relacionamento estreito mostra a importância que a clínica dá aos seus clientes e cria um laço de reciprocidade.
E aí, você acredita que com essas dicas, a sua clínica conseguirá reduzir a falta de pacientes na consulta médica?