A gestão ineficaz do faturamento hospitalar ocorre em diversas instituições de saúde. Mesmo sendo um departamento que precisa de uma gestão cuidadosa e efetiva, muitas vezes, há processos burocráticos negligenciados ou abandonados. Assim, causando grandes prejuízos aos estabelecimentos.
De acordo com dados do Observatório 2020 da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), os pagamentos pelos serviços prestados por essas instituições brasileiras demoram, em média, mais de 2 meses para serem efetivados. Portanto, contar com estratégias e tecnologias que assegurem uma gestão hospitalar eficiente e segura é uma necessidade para esses estabelecimentos de saúde.
Quer entender como apresentar uma gestão inteligente de contas em hospitais? Então, confira algumas dicas sobre esse assunto, a seguir.
Automatização e integração de dados no faturamento hospitalar
Diversos processos da instituição de saúde estão ligados à gestão do faturamento hospitalar, como: convênios, emergências, recepção, entre outros. Sendo assim, os dados referentes a todos esses processos e departamentos precisam estar interligados e armazenados em um local de fácil acesso. Não é verdade?
Nesse sentido, busque um sistema de gestão para manusear os dados financeiros com facilidade e agilidade. Isso ajudará (e muito) a administração de contas e a reduzir as chances de prejuízos. Além disso, com a integração das informações, é possível analisar periodicamente os resultados obtidos. Desse modo, o faturamento tem a possibilidade de avaliar o momento certo de investir em recursos internos e externos.
Ao automatizar alguns processos do faturamento, tenha um melhor desempenho na execução de tarefas e otimize atividades, por exemplo: cadastros de pacientes, emissão de documentos, etc. Com o apoio da ferramenta tecnológica, os faturistas e gestores conseguem se envolver em tarefas mais estratégicas para o setor.
Treinamento e capacitação da equipe
A capacitação e o treinamento dos profissionais envolvidos no faturamento faz parte de uma gestão hospitalar adequada. Além do mais, padronize e mantenha os fluxos bem definidos para que o time saiba executar as tarefas sem erros. Tudo isso, permite que a equipe permaneça organizada e focada nos objetivos.
Como mencionado anteriormente, os colaboradores que atuam com a coleta de guias, solicitações médicas, prontuários, laudos, entre outras atividades, precisam de treinamentos completos para que conheçam o passo a passo do trabalho e os procedimentos. Dessa maneira, esses funcionários têm a possibilidade de fazer mais pelo setor, tanto em relação aos registros e organização dos dados financeiros quanto na sugestão de melhorias.
Redução de glosas hospitalares
Outra dica para manter uma gestão inteligente de contas é mediante estratégias que permitam reduzir os índices de glosas médicas. Para isso, organize todos processos, com o intuito de evitar falhas no preenchimento das guias de pacientes. Afinal, esse é um dos maiores motivos de glosas. Além disso, dessa forma, o hospital também evita a recusa de pagamentos dos serviços prestados.
Outra ação que ajuda a impedir as glosas é o uso do Validador TISS. Com essa plataforma, verifique se a guia TISS está correta e em conformidade com as regras da ANS. É rápido e prático.
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