Gestão de dados regulatórios e gerais para encontrar insights relevantes

A gestão de dados regulatórios e gerais no setor de saúde suplementar está relacionada principalmente à análise de informações para manter a conformidade com as normas. A maior parte das regras e diretrizes vindas da ANS, além de outros órgãos reguladores.

Veja os dados e métricas que não podem faltar na lista de análises quando o foco é avaliar o cenário do estabelecimento médico:

  • Métricas que assegurem a conformidade com as normativas em vigor;
  • Performance das operadoras de planos de saúde parceiras;
  • Informações para reconhecer padrões e tendências;
  • Dados que ajudem a aperfeiçoar a excelência dos serviços.

Percepções pós dados

As análises de informações auxiliam os profissionais a encontrarem insights referentes à instituição médica, mas também ajudam a entender a experiência dos beneficiários. Além disso, é possível avaliar o desempenho de cada uma das operadoras parceiras. Portanto, os gestores conseguem compreender a qualidade dos serviços de saúde, identificar pontos críticos, assim como averiguar a satisfação dos beneficiários, entre outras métricas relevantes.

Os dados servem de base para tomar decisões, repensar nas parcerias e criar novas estratégias. Além disso, ao ter uma visão macro dos dados, é possível focar em melhorias contínuas para aplicar nos processos com as operadoras e no atendimento aos pacientes.

Dados regulatórios na saúde suplementar: conformidade

Quatro pessoas conversando em frente a uma mesa. Imagem simboliza que estão falando sobre os dados regulatórios da clínica.

Além de analisar periodicamente as informações coletadas, as instituições de saúde devem sempre manter a atenção na conformidade com as obrigações regulatórias. Por exemplo, os dados precisam estar de acordo com os padrões TISS e TUSS. Para isso, é importante contar com sistemas que automatizam as análises dos dados antes do envio dos documentos. Afinal, muitas instituições de saúde encaminham um grande volume de guias mensalmente às operadoras.

Ao automatizar essas tarefas, os faturistas ganham tempo para focar em outras atividades mais estratégicas. Aliás, outro ponto positivo é a probabilidade de diminuir os erros vindos de revisões manuais.

Como o Validador TISS ajuda na análise dos dados contidos nas guias médicas?

Com o Validador TISS, os estabelecimentos de saúde podem automatizar a verificação dos dados das guias médicas (XML TISS) antes de enviá-las a outras companhias. A seguir, confira algumas funcionalidades da plataforma.

Namespace

Ao realizar o upload dos arquivos XML no Validador, o software verifica se os documentos estão utilizando o namespace apropriado. É importante destacar que, em muitas situações, glosas ocorrem devido a erros no namespace dos documentos TISS.

Schema XSD

O padrão TISS define esquemas de validação, contidos no Schema XSD, os quais devem ser seguidos nas guias médicas. Então, conte com o software para verificar se seus registros estão em conformidade com as diretrizes.

Lote de Guia

O lote de guia consiste na combinação de várias guias em um único arquivo. Esse agrupamento é necessário para encaminhar os documentos TISS às operadoras, que geralmente aceitam em torno de 100 itens por lote. O sistema possibilita que o usuário faça o upload do lote de guias e as valide conforme as regras definidas pela ANS. Ou seja, uma forma rápida e prática para revisar dados.

Veja outras funções do sistema grátis de validação de guias.

Ficou com alguma dúvida? Então, deixe seu recado no fórum.