Muitas clínicas médicas, consultórios e outros estabelecimentos de saúde mantêm a agenda lotada. Essa situação para várias pessoas representa sucesso e lucratividade. Entretanto, em alguns casos, a realidade é bem diferente dessa teoria.
Logicamente, garantir a agenda lotada ajuda no pagamento dos gastos e a manter a companhia. Mas, há outros pontos que devem ir para a balança. Vamos às seguintes questões:
Mesmo com o alto fluxo de clientes na clínica, a companhia consegue:
- Permanecer com a recepção organizada e sem lotação?
- Há agilidade no atendimento pré-consulta?
- Os atrasos dos médicos são quase inexistentes?
Se você respondeu “sim” para a maioria das perguntas, está no caminho certo. Porém, se as respostas foram “não” é hora de repensar alguns processos.
Os atrasos, o mau atendimento e outros problemas enfrentados pelos pacientes geram um estresse, descontentamento e uma péssima experiência. Portanto, tudo isso, geralmente desencadeia uma não fidelização do paciente, além de um marketing negativo. Ou seja, esses usuários fazem o “boca a boca” contando a outras pessoas a má experiência com o estabelecimento de saúde.
Diante disso, você deve imaginar que ao longo do tempo, o buzz negativo impacta nos lucros. Aliás, nesse processo, a clínica tem chances de perder potenciais clientes pelo péssimo posicionamento da marca no mercado.
Saiba como lidar com a agenda cheia paralela a um atendimento e branding efetivos:
Por que clínicas com agenda lotada nem sempre têm lucratividade?
Como mencionado acima, obter uma agenda cheia é um bom sinal se junto às consultas prevalecer a gestão eficiente e a organização adequada. Então, a recomendação é permanecer com uma boa rotatividade de pacientes, mas com controle e sem a lotação máxima.
Além disso, há muitos médicos com o consultório cheio, mas que atendem apenas 10% dos clientes que fazem parte do seu público-alvo. Como assim? Bem, se o profissional de saúde atendesse 2 pacientes-alvo teria o mesmo lucro do que atendendo 10 pacientes que não fazem parte do público-alvo.
Por exemplo: há médicos especialistas em determinadas cirurgias, mas que recebem poucas indicações cirúrgicas; existem também profissionais com grande experiência em certas patologias, porém quase não atendem pacientes que se enquadram nesses casos.
Como evitar a agenda lotada ineficaz?
Tenha um agendamento prático
Conte com uma excelente plataforma tecnológica para o agendamento, assim como profissionais capacitados e treinados. Desse modo, além de agilidade, a clínica entrega qualidade no atendimento.
Organize o tempo dos atendimentos
Avalie a rotina de cada profissional (especialidade, natureza dos atendimentos e metodologia), a fim de prever o tempo médio ideal para as consultas, incluindo os intervalos entre os atendimentos.
Tenha um prontuário eletrônico
Agenda lotada combina com os dados dos pacientes organizados e armazenados em segurança. Portanto, não deixe de contratar o prontuário eletrônico para a rotina médica.
Evite o excesso de atendimentos pelos planos de saúde
Com o objetivo de evitar prejuízos, avalie os custos e lucros ao atender muitos usuários de convênios. A remuneração oferecida pelas operadoras é bem menor do que o ganho de uma consulta particular. Por isso, avalie os números e aplique as ações mais vantajosas.
Marketing efetivo
Atue em parceria com a equipe de marketing focando em estratégias que tragam o público-alvo até a clínica. Aaah! Não esqueçam de implementar estratégias de pós-atendimento, com o intuito de fidelizar os pacientes.
E aí, entendeu por que a agenda lotada só vale a pena se estiver acompanhada de outras ações?
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