Medir a qualidade da assistência na saúde suplementar significa entender se o padrão está sendo cumprido e se há possíveis melhorias para implementar. Além disso, fazer essa mensuração auxilia no ajuste de erros.
Vale ressaltar que, existe um padrão estabelecido por órgãos regulamentadores para verificar o nível da qualidade desse tipo de serviço. Confira como funciona esse cálculo, impactos, entre outros assuntos relacionados. Acompanhe!
Medindo a qualidade da assistência na saúde suplementar
Ao mensurar a qualidade da assistência na saúde suplementar, o estabelecimento automaticamente está medindo o nível do serviço prestado ao paciente.
Ações inapropriadas na assistência podem impactar no quadro clínico do paciente. Ou seja, trata-se de um trabalho diretamente ligado ao bem-estar do beneficiário. Então, se algum procedimento estiver incorreto pode afetar na saúde do paciente de modo negativo.
Nesse sentido, mensurar a qualidade assistencial é um ponto essencial para os estabelecimentos de saúde e também para os pacientes.
Como mensurar a qualidade da assistência na saúde suplementar?
Esse tipo de serviço deve ser mensurado por meio do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar ou IDSS. Desenvolvido em 2017 pela ANS, o IDSS tem por objetivo medir o desempenho das operadoras de plano de saúde, assim indicando o nível de qualidade da assistência dos convênios.
Certamente, o IDSS estimula a melhoria contínua dos processos relacionados aos serviços prestados aos pacientes. Aliás, manter esse índice positivo é uma forma de mostrar aos beneficiários a eficiência da operadora em conjunto com seus credenciados.
Esse índice é calculado com base nos resultados atingidos em alguns indicadores:
1. Dimensão de Garantia de Acesso (IDGA)
Esse indicador analisa o estado da rede assistencial em relação à garantia de acesso, incluindo o tamanho da rede de prestadores de serviço (credenciados da operadora).
2. Dimensão de Gestão de Processos e Regulação (IDGR)
Esse indicador está relacionado ao monitoramento do cumprimento das obrigações cadastrais e técnicas das operadoras com a ANS. Ou seja, as instituições precisam seguir um padrão na hora de preencher as informações e seguir com os processos de assistência.
3. Dimensão da Qualidade em Atenção à Saúde (IDQS)
O indicador IDQS realiza a metrificação das ações de bem-estar do paciente, referentes ao atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários. Por exemplo: iniciativas de promoção, prevenção e assistência.
4. Dimensão de Sustentabilidade no Mercado (IDSM)
O IDSM controla a sustentabilidade da operadora, então, respeita a estabilidade econômica financeira, sem esquecer da satisfação dos beneficiários e também das obrigações com os colaboradores.
Cálculo do IDSS
O cálculo do IDSS é realizado com base nas informações extraídas dos indicadores acima, e multiplicado pelo peso de cada dimensão, conforme descrito no Art. 2º da RN nº 423, de 2017. Essa Resolução Normativa alterou a RN nº 386, de 2015.
Confira a fórmula para o cálculo do índice:
IDSS = (IDQS*0,30) + (IDGA*0,30) + (IDSM*0,30) + (IDGR*0,10)
Mantendo a qualidade
Uma forma de assegurar a padronização da assistência é por meio da auditoria periódica. A auditoria ajuda na avaliação do grau de excelência do serviço. Além disso, o uso de tecnologias é outra maneira de melhorar a qualidade da assistência.
A tecnologia auxilia no ramo da saúde por meio da telemedicina, com o apoio de sistemas automatizados que facilitam os cadastros, entre diversas outras possibilidades. Dessa forma, melhorando os processos e fluxos de atendimento ao beneficiário.
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