A tecnologia chegou para ficar. Então, nada melhor do que tê-la como aliada para modernizar o consultório e os processos da clínica, não é verdade?
Muitas empresas, independente do ramo de atuação, tendem a negar a mudança dos procedimentos. Isso ocorre tanto pelo comodismo quanto pelo medo do resultado das modificações. Entretanto, as soluções tecnológicas estão aí para ajudar os estabelecimentos. Seja com a otimização de tempo, auxílio na produtividade e atendimento, ajudando com múltiplas inovações ou em outras situações.
Portanto, não existe um grande motivo para não avaliar as opções tecnológicas do mercado, a fim de contar com aquelas que mais se adéquam às necessidades da empresa. Se é possível fazer mais e melhor, por que não mudar?
Atualmente, há uma enorme gama de ferramentas e equipamentos tecnológicos no ramo da medicina, como: sistemas de gestão e suporte, impressoras 3D, supercomputadores, aparelhos digitais, etc. E aí, vale a pergunta: o seu time está pronto para passar pela modernização e acompanhar o futuro da medicina?
Veja 4 dicas para modernizar seu consultório:
1 – Equipamentos tecnológicos de qualidade
Buscar a inovação em equipamentos não significa contratar sempre os últimos e mais caros lançamentos. Nesse sentido, o mais importante é observar a qualidade entregue pelo fornecedor, incluindo o suporte técnico pós-venda, e as funcionalidades do produto. Além disso, avalie se as ferramentas médicas apresentam as tecnologias necessárias para o seu estabelecimento.
2 – Automatização em alta
A automação de processos, geralmente, traz um pacote de benefícios às instituições, como: melhor aproveitamento de tempo, otimização da performance da equipe, diminuição de problemas durante os processos, etc. Então, ao automatizar atividades burocráticas e repetitivas, por exemplo, a equipe pode focar naqueles trabalhos mais estratégicos.
Sendo assim, na hora de contar com sistemas, pense desde as plataformas de agendamento e recepção até aqueles destinados ao setor de faturamento. Por exemplo: a fim de evitar as glosas médicas, é possível usar a plataforma Validador TISS. Desse modo, o consultório verifica a validade das guias TISS e, posteriormente, envia os arquivos já validados às operadoras de saúde.
3 – Armazenamento na nuvem
Correr o risco de perder os dados dos pacientes não é uma opção, não é verdade? Sabendo disso, busque soluções de armazenamento na nuvem para guardar os dados internos e externos do consultório. Conheça as melhores alternativas do mercado e opte por aquela que se enquadra perfeitamente ao seu estabelecimento.
4 – Práticas inovadoras
Estude e aplique práticas inovadoras em busca de novos leads, com o objetivo de fidelizar os clientes e modernizar o atendimento.
A fidelização, ao contrário do que muitos pensam, não ocorre somente com um atendimento bem-feito. Há outras ações que devem ser aplicadas em paralelo, a fim de fidelizar os pacientes. Veja alguns exemplos:
- Treine o setor de recepção e implemente o agendamento online, pois isso traz facilidade ao novo perfil de consumidor, que é digital e preza pela agilidade;
- Avalie se os preços das consultas estão dentro do esperado pelo público-alvo. Ou seja, não perca potenciais pacientes por apresentar um valor não condizente com o mercado;
- Adote o marketing de relacionamento, no qual as estratégias são focadas no seu relacionamento com o cliente. Uma das práticas nesse tipo de marketing é a aplicação de pesquisas de satisfação;
- Implemente o marketing de conteúdo. Ele ajuda o consultório a mostrar autoridade nos assuntos em que há um grande conhecimento, por meio de conteúdos originais e relevantes.
Logicamente, essas são apenas algumas ações que ajudam a modernizar o seu consultório. Existem várias outras possibilidades. Por isso, não deixe de pesquisar sobre a inovação em instituições de saúde.
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