Mesmo diante da intensa rotina de um estabelecimento de saúde, a tarefa de organizar o consultório médico não pode ficar de lado. Afinal, proporcionar um excelente atendimento aos pacientes, mantendo o foco na organização, certamente, traz resultados positivos à empresa.
A seguir, confira 5 dicas fundamentais que ajudarão você e sua equipe a aprimorarem os procedimentos do consultório médico.
1 – Utilize soluções tecnológicas para organizar o consultório médico
Usar a tecnologia e automatizar processos permite o crescimento e evolução do estabelecimento de saúde. Um bom software de gestão ajuda na automação de inúmeras tarefas. Por exemplo: cadastro de pacientes, histórico de consultas, agenda eletrônica, entre outras.
Lembrando que, o software de gestão precisa ser intuitivo e apresentar usabilidade, a fim de tornar os processos ágeis.
2 – Conheça a rotina do consultório
Quer organizar o consultório? Então, conheça profundamente a rotina de trabalho da empresa. Em seguida, avalie o tempo médio de cada atendimento, desde a chegada do paciente na clínica até a partida.
A partir dessas métricas, é possível determinar a capacidade de atendimento diário do consultório. Sabendo o resultado, pense em melhorias para reduzir o tempo de espera dos pacientes.
Outro ponto importante: verifique o tempo necessário para organizar o estabelecimento antes de iniciar as consultas e atendimentos. Paralelo a isso, monte a agenda de consultas considerando as especificidades do negócio, a fim de garantir um plano adequado.
3 – Invista em uma agenda eletrônica
A agenda eletrônica transforma o gerenciamento de contatos e consultas, tornando o trabalho mais flexível e eficiente.
Por meio da agenda eletrônica, os profissionais têm acesso a todas as informações dos pacientes de forma remota e em tempo real, mediante dispositivos conectados à internet. Ou seja, torne simples a mudança de horários de consulta: altere ou cancele atendimentos via mensagem ou e-mail.
4 – Treinamentos
Oferecer treinamentos e certificações aos funcionários é parte fundamental para o crescimento e organização do negócio. Portanto, tenha um cronograma de treinamentos com o objetivo de capacitar a equipe em diversos assuntos. Por exemplo: atendimento, planejamento, comunicação assertiva, etc.
5 – Ferramentas de gestão financeira
Gerencie de modo inteligente as finanças com a ajuda de um sistema que permita acompanhar os resultados financeiros do consultório. A gestão financeira e a organização precisam estar diretamente interligadas dentro do seu consultório, a fim de evitar problemas com o faturamento. Então, nada melhor do que um software para gerenciar todo esse trabalho, né?
Muitas vezes, a desorganização da clínica reflete no fluxo de caixa, trazendo diversos custos e prejuízos. Um exemplo disso são as glosas. As guias glosadas, geralmente, ocorrem por falhas no preenchimento dos documentos enviados aos convênios.
Por isso, busque modernizar seus controles com ferramentas que auxiliem a gestão das finanças e os processos de faturamento. O Validador TISS pode ajudar sua equipe a diminuir as glosas e evitar os atrasos de pagamento. Antes de enviar os documentos às operadoras de saúde, veja se os arquivos estão em conformidade com o padrão TISS da ANS. 🙂
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