Aplicar ações de pós-atendimento na clínica médica é fundamental para fidelizar os clientes. Aliás, essa é uma tarefa que parece simples, mas não é. Por isso, tenha algumas precauções depois da consulta, a fim de manter a satisfação dos pacientes.
O que é pós-atendimento?
De modo geral, o pós-atendimento é o relacionamento com o cliente depois da consulta. O foco é satisfazer as necessidades desse paciente e buscar a fidelização.
Um relacionamento adequado com o usuário pode produzir vários efeitos e benefícios. Por exemplo: a redução de custos na prospecção de novos leads.
Veja a seguir, dicas para encantar os usuários da clínica e entenda também como proporcionar uma pós-consulta de qualidade.
5 dicas para aplicar um pós-atendimento de excelência:
1 – Tenha profissionais qualificados e bem treinados
Na maioria dos casos, logo após a consulta, as secretárias ou recepcionistas entram em contato com os pacientes. Por isso, é importante contar com profissionais qualificados em relacionamento com o cliente, a fim de proporcionar uma experiência de qualidade às pessoas no pré e pós-consulta.
2 – Atendimento personalizado
Quando os profissionais que realizam o atendimento têm conhecimento aprofundado sobre os pacientes, podem antecipar ações. O intuito nessa situação, é atender algumas necessidades específicas e particulares de cada pessoa. Dessa forma, sua clínica demonstra empenho em garantir um serviço customizado.
3 – Colete informações essenciais sobre os pacientes
Conhecer certas características dos pacientes ajuda a equipe na elaboração de estratégias de fidelização. Com isso em mente, procure o máximo de informações sobre essas pessoas (dentro das diretrizes da LGPD) e estruture as infos em um banco de dados.
Mantenha esse banco de dados atualizado com as informações e históricos de consultas dos pacientes. Além disso, tenha dados relacionados à saúde dessas pessoas. Veja alguns arquivos para armazenar em sua base: frequência da prática de atividades físicas, tipo de alimentação cotidiana, qual a profissão, se tem filhos, e-mail, telefone, endereço, etc.
Com o intuito de coletar e gerenciar todos os registros de dados, tenha um software de gestão. Sendo assim, é possível agilizar os processos de recepção, automatizar as atividades repetitivas e burocráticas, e tornar as informações ainda seguras e facilmente acessíveis.
4 – Use aplicativos de mensagens
Aplicativos tecnológicos ajudam a aproximar sua clínica do público-alvo. O Whatsapp e Telegram, por exemplo, são duas ferramentas bastante usadas nos consultórios.
Além de trazer rapidez nas trocas de dados, os apps possibilitam a personalização do serviço. Mediante essas plataformas, envie informações relacionadas a consulta, como: confirmação, remarcação e cancelamento. Aproveite ainda para enviar mensagens de parabéns no dia de aniversário, e recados de boas festas. Mostre que sua clínica importa-se com o bem-estar geral do paciente.
5 – Pesquisa de satisfação
A melhor forma de saber se o paciente está satisfeito com o atendimento é perguntando diretamente a ele. Então, a pesquisa de satisfação é o melhor meio de obter essa resposta.
Recomenda-se que as pesquisas sejam feitas regularmente. Desse modo, você monitora constantemente o nível de satisfação dos pacientes. Além disso, pode criar melhorias nos processos operacionais, conforme os retornos.
Dúvidas ou sugestões sobre o assunto pós-atendimento? Envie-nos um recado no fórum. 🙂