O padrão TISS (Troca de Informações em Saúde Suplementar) ajuda os planos de saúde e prestadores de serviço com os registros e troca de informações médicas. Nesse sentido, as guias médicas TISS são os principais documentos usados nessa troca padronizada de dados.
Um dos benefícios de utilizar esse padrão é a redução de erros no compartilhamento de informações. Além disso, as operadoras evitam atrasos nos processos de autorização de pagamento de procedimentos médicos. Sem falar que, as guias permitem uma maior agilidade na comunicação entre as partes envolvidas e contribui positivamente na qualidade do atendimento aos pacientes.
A guia TISS, criada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), contém informações detalhadas sobre o atendimento prestado, incluindo dados do paciente, procedimentos realizados, medicamentos, entre outros campos. A seguir, confira as principais características das guias médicas (TISS). Vamos lá?
Tipos de guias médicas TISS
Confira os tipos de guias TISS e suas principais características para preenchimento:
Guia de Consulta
É um documento usado para registrar os atendimentos em consultórios médicos, clínicas e ambulatórios. Então, o responsável deve preencher informações, como: nome completo do paciente, CPF e data de nascimento e os dados do profissional que realizou a consulta. Além disso, a data e hora do atendimento, finalidade da consulta, o diagnóstico e o tratamento indicado precisam constar no arquivo.
Guia SADT (Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Tratamento)
Serve para registrar serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, como exames laboratoriais, radiológicos e fisioterápicos. Portanto, esse arquivo deve conter informações como: os dados do paciente, dados do prestador de serviço que realizou o exame, a data e hora do atendimento, a finalidade do exame, o resultado obtido e o diagnóstico.
Guia de Internação
O documento é utilizado no registro de internações hospitalares. Sendo assim, precisa conter dados sobre o paciente. Por exemplo: o tipo de internação (clínica, cirúrgica, obstétrica, entre outras), a data e hora de entrada e saída, a equipe médica responsável pelo atendimento, os procedimentos realizados e as medicações prescritas.
Guia de Honorários e Guia de Odontologia
A guia de honorários registra os procedimentos e serviços realizados por profissionais de saúde, como consultas médicas, procedimentos cirúrgicos, etc. Enquanto a guia de odontologia é utilizada para registrar serviços odontológicos, como consultas, tratamentos de canal, próteses, entre outros.
Ambas devem conter os dados do paciente, informações do prestador de serviço que realizou o procedimento, a data e hora do atendimento, o tipo de procedimento realizado e o valor cobrado.
Guia Outras Despesas (OD)
Registra as despesas diversas que não estão contempladas nos outros tipos de guias. Então, é utilizada principalmente para registrar gastos com materiais e medicamentos, além de outros serviços que não se enquadram nas categorias anteriores. Veja as principais informações: dados do contratado executante, código da despesa (gases medicinais, medicamento, material, taxas diversas, diárias ou aluguéis), data, hora inicial/ final, etc.
Verifique previamente as informações das guias TISS
O sistema Validador TISS permite que as instituições de saúde verifiquem a consistência e a validade das informações contidas nas guias TISS antes do envio para os planos de saúde.
O sistema realiza uma série de verificações, por exemplo, a validação do formato dos campos obrigatórios, a análise dos códigos e descrições de procedimentos, a conferência das datas e valores dos serviços prestados, entre outros.
Com o uso do Validador TISS, as instituições de saúde asseguram a correção das informações contidas nas guias TISS e evitam as glosas que podem causar atrasos ou rejeições no pagamento dos serviços prestados.
E aí, ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Então, entre em contato conosco por meio do fórum.