Você está pesquisando os prós e contras de optar pela terceirização do faturamento da sua clínica?
A contratação de terceiros para a execução de trabalhos é uma tendência na área da saúde, principalmente, em clínicas e consultórios. Afinal, há uma grande demanda de trabalho que fica sob responsabilidade do médico gestor e a terceirização é uma alternativa que ajuda nas tarefas diárias.
O faturamento é um setor que precisa de atenção redobrada, pois o financeiro deve permanecer saudável para o funcionamento adequado e continuidade da companhia. Então, por ser uma área importante, muitos médicos ficam com várias dúvidas na hora de terceirizar.
Pensando nisso, fizemos este artigo com alguns pontos fortes e fracos de terceirizar o faturamento médico. Confira!
Vantagens da terceirização do faturamento da clínica
Visão abrangente de negócio
Um dos benefícios de terceirizar o faturamento é que a sua clínica começa a contar com outras visões de negócio. Então, com esse olhar e conhecimento externo, aproveite as dicas e orientações para melhorar a receita do seu estabelecimento e o auxílio com as questões regulatórias.
Análises aprofundadas
Ao terceirizar o faturamento, receba análises robustas que ajudarão com as tomadas de decisão. Aliás, sua equipe interna pode solicitar relatórios referentes ao faturamento e financeiro do estabelecimento. Por exemplo: relatórios das contas a receber, quantidade de reembolsos, etc.
Otimização de negociações
A equipe externa pode ajudar ainda os médicos da sua clínica com a negociação de melhores contratos com os pagadores, além de outros direcionamentos financeiros.
Desvantagens
Processos complexos
Apesar dos benefícios, o serviço de terceirização do faturamento pode apresentar certas complicações em trabalhos muito complexos que precisam de revisão clínica. Portanto, nessas situações, a recomendação é que haja a revisão de um profissional que entenda completamente do assunto.
Controle parcial
Quando sua clínica conta com uma equipe terceirizada não terá o mesmo controle de um time interno, pois as contratações não foram realizadas por você. Entretanto, é possível acompanhar o desempenho conforme o acordo feito com o fornecedor e pelos resultados entregues.
Falta de exclusividade
Logicamente, a equipe de faturamento interna atenderá exclusivamente sua clínica, diferente de um time terceiro, que trabalha com diversos clientes. Então, pode ocorrer algumas dificuldades, como: falta de tempo para consultorias de última hora, respostas não imediatas, entre outros casos.
O que levar em consideração para escolher uma empresa como fornecedora?
Veja alguns pontos a serem considerados durante as pesquisas de parceiros:
- Experiência: busque ter certeza de que a companhia apresenta uma boa reputação no mercado e vasta experiência.
- Recomendações: se você quer evitar dores de cabeça, não deixe de avaliar as recomendações de clínicas sobre o fornecedor. Dessa forma, é possível entender um pouco mais sobre o trabalho desempenhado pelo possível parceiro.
- Comunicação clara: avalie se o fornecedor repassa as informações de modo claro e transparente sobre os termos do serviço, contrato, taxas, etc. Assim, você evita despesas ocultas.
- Tecnologia recente: outro ponto que vale a pena conferir é se o potencial parceiro trabalha com tecnologias atuais para executar o trabalho, pois esse é um modo de confirmar que o terceiro atua com métodos ágeis e não ultrapassados.
E aí, ficou com alguma dúvida sobre a terceirização do faturamento médico? Envie seu recado.