O Validador TISS tem usuários de várias regiões brasileiras, que validam e fazem a correção das guias médicas dos estabelecimentos em que trabalham. Prestadores de serviço da área da saúde (hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios, etc), bem como operadoras, se beneficiam das correções que o software realiza nos documentos.
Essas correções englobam tanto os nomes preenchidos, tipo da guia, espaçamento entre as informações, quanto a questão de valores fora do padrão TISS, entre outras análises.
Neste artigo, entenda quais os valores contidos na guia médica (arquivo XML TISS) passam pela averiguação do sistema. Vamos lá?
Como funciona a correção do Validador TISS em relação aos valores contidos nas guias?
O sistema Validador TISS avalia os valores da guia médica e compara com os parâmetros e diretrizes do padrão TISS e TUSS, da ANS.
Hash MD5
Uma das correções automáticas contempladas pela plataforma é do Hash MD5 (Algoritmo MD5 Message-Digest). Essa função criptográfica verifica se o documento não passou por alterações, desde a sua origem. Assim, reduzindo as possibilidades de divergência com o cálculo da operadora.
Procedimentos e despesas
Mas a análise de valores realizada pelo Validador TISS não para por aí. A ferramenta indica a quantidade negativa ou igual a zero em procedimentos e despesas, assim como os valores negativos nessas situações.
Outro ponto importante é a indicação de valores com mais de 2 casas decimais em procedimentos e despesas. Nesse caso, o sistema faz a correção automática utilizando arredondamento para cima. Além disso, verifica se o fator de redução ou acréscimo estão corretos.
Para a análise do cálculo de valores de procedimentos e despesas, a plataforma considera vários fatores. Veja quais são: quantidade, valor unitário e fator de redução ou acréscimo. Em seguida, a ferramenta faz a correção automática para o valor correto.
Outras verificações de valores
Há ainda outros dois pontos de validação feitos no Validador TISS em relação às guias. São eles:
- A validação da numeração sequencial de referência dos procedimentos e itens assistenciais;
- A verificação dos valores totais da guia. Isso inclui: o total geral, procedimentos, diárias, taxas, aluguéis, materiais, medicamentos, OPME e gases medicinais. Nesse sentido, o sistema faz a correção automática dos valores, conforme a necessidade.
Os campos de valores totais da guia médica (campos 050 até 061 e 084) também estão incluídos na avaliação do sistema. Então, se houver algum erro nesses pontos, a plataforma avisa o usuário por meio de mensagem.
Quer conferir outros recursos do Validador TISS? Então, clique aqui.
Correção de valores em lote de guias
Quando o usuário faz a inserção de um lote de guias no sistema, e várias delas precisam de correção nos valores, a plataforma exibe os avisos na área de “mensagens”. Portanto, o usuário consegue visualizar a indicação da linha, guia e o erro exato.
Se o Validador TISS souber como corrigir o erro, disponibiliza o botão “corrigir”, ao lado da mensagem. Assim, o usuário pode ajustar o valor de forma automática.
Confira um exemplo de aviso de correção, na imagem abaixo:
Caso o software não tenha a possibilidade de corrigir a falha, o usuário deve seguir a indicação da mensagem e, então, corrigir o problema manualmente no XML.
Correção e glosas
A fim de evitar as glosas vindas das operadoras de saúde, os prestadores de serviço precisam revisar os valores das guias. E, claro, certificar-se de que todos os dados estão seguindo as diretrizes da ANS.
Para isso, basta utilizar o sistema Validador TISS, que traz agilidade e segurança para o faturamento médico e hospitalar.
Você ficou com alguma dúvida ou quer enviar uma sugestão? Então, encaminhe sua mensagem para o nosso time no fórum. Vamos conversar por lá.