Validador TISS: quais validações o sistema aplica nas guias médicas?

O objetivo principal do Validador TISS é realizar as validações das guias médicas (arquivos XML), a fim de facilitar o dia a dia do faturamento. Isso vale tanto para os prestadores de serviço da área da saúde, quanto para as operadoras.

O software permite a automatização da análise dos arquivos XML, então, os usuários ganham tempo e evitam as glosas médicas. Mas, para que isso ocorra, o sistema valida vários códigos e informações. Confira os principais:

Validações dentro do sistema Validador TISS

Namespace

O namespaces XML tem o intuito de evitar conflitos com nomes de elementos. Nesse sentido, o padrão TISS, em seu componente de comunicação, define qual o namespace os agentes precisam usar na geração dos arquivos XML.

Sendo assim, ao subir os arquivos XML das guias médicas no Validador, o software verifica se os documentos estão utilizando o namespace correto. Vale ressaltar que, muitas vezes, as glosas ocorrem por erros no namespace dos documentos TISS.

Schema XSD

Um arquivo que contém suas definições na linguagem Schema XML é nomeado XSD (XML Schema Definition). Sendo que, essa linguagem serve para definir regras de validação (esquemas ou padrões) em documentos no formato XML.

Como você deve imaginar, o padrão TISS também estabelece esquemas de validação, concentrados no Schema XSD que precisam estar presentes nas guias médicas das instituições de saúde. Conte com o Validador para avaliar se seus registros estão seguindo essas diretrizes da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Hash MD5

O Hash MD5 (Algoritmo MD5 Message-Digest) é uma função criptográfica, que tem o papel de verificar se o arquivo não passou por alterações, desde a sua criação.

O MD5 é uma das verificações estabelecidas pelo padrão TISS, a fim de garantir a segurança dos documentos. Avalie este elemento no Validador TISS em apenas alguns segundos.

Lote de guia

O lote de guia é a união de várias guias em um mesmo arquivo. Esse loteamento é necessário para encaminhar os documentos TISS às operadoras que, geralmente, aceitam em torno de 100 itens por lote.

O sistema permite que o usuário suba o lote de guias e valide-as conforme o padrão estabelecido pela ANS.

Lote de monitoramento

O Monitoramento TISS é uma Resolução Normativa. A Agência é responsável por especificar as diretrizes no Monitoramento TISS, ou seja, comunica quais informações não podem faltar nas guias.

Dentro do sistema, é possível subir lotes de monitoramento, a fim de avaliar se as guias seguem essas diretrizes regulamentares.

Ativando e desativando as validações

Mulher pensativa em frente ao computador. Imagem simboliza que a profissional está fazendo validações de guias no Validador TISS.

O sistema possibilita que o usuário valide os pontos citados acima, conforme o plano que a instituição de saúde contratou. Lembrando que, o Validador TISS oferece 4 planos atualmente: Grátis, Básico, Avançado e para Operadoras. Então, se você quer entender melhor as possibilidades de cada um desses pacotes, aproveite para acessar nossos planos, clique aqui.

Em relação às validações, também existe a possibilidade de desativar algumas delas, conforme a necessidade em questão. Caso queira desativá-las durante a análise de guias, basta entrar em “Configurações” no menu superior e posteriormente clicar em “Validações”. Feito isso, desmarque as flags que não considerar pertinentes na verificação do seu documento. Em seguida, clique no botão “Salvar”.

Obs: as validações que são obrigatórias pela ANS não podem ser desativadas.

Imagem da tela de ativação e desativação de validações dentro do Validador TISS:

Caso tenha alguma dúvida, envie seu recado para nossa equipe no fórum.